quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Divulgação: Primavera no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)




Para dar mais uma opção de lazer, cultura e conhecimento ao público, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) volta a abrir suas portas aos domingos. E as atrações para este fim de semana, dias 22 e 23 de setembro, são voltadas para que crianças, jovens e adultos aproveitem um ambiente de interação, exploração e conhecimento. A programação faz parte da 12ª edição da Primavera dos Museus, uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que acontece todo ano no início da estação homônima. É uma oportunidade para o público se divertir e aprender com experiências que vão desde a construção de um relógio solar até a realização de oficinas de astronomia, planetário inflável e observação do céu através de telescópios.
No sábado e domingo, o MAST abre as portas ao público a partir das 14h, e a dica é começar visitando as exposições em destaque. Dentre elas, a mostra "Faz Tempo", que apresenta diferentes métodos de medição do tempo, a relação com a observação dos fenômenos naturais e os princípios da ciência neles envolvidos, e "Olhar o Céu, Medir a Terra" que explora a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil.
Visita Orientada deste sábado começa às 15h e traz o tema "Maré: você sabe o que é?", abordando esse fenômeno e explicando como é provocado. Durante a atividade, os monitores acompanham o público num inesquecível passeio pelo conjunto arquitetônico do campus, onde é possível conhecer o Sistema Solar em escala e ver de perto as cúpulas e lunetas que foram usadas por muitos cientistas para estudar o céu. Já às 16h, começa a oficina Faça Você Mesmo, que ensina os participantes a construir um Relógio Solar, além de debater sobre as estações do ano e os movimentos do Sol. Após construído, o instrumento poderá ser levado para casa pelos participantes.
E, depois dessa oficina, que tal ver mais de perto o astro-rei? Com o Programa de Observação do Sol, os visitantes vão poder analisá-lo de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos.
Já no final da tarde, acontece a Programa de Observação do Céu, que, por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia.

Domingo também é dia de visitar o MAST. A partir das 15h, o público vai poder participar do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Nas sessões  conduzidas por mediadores do MAST, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

#VemProMAST