quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Divulgação de atividade gratuita



Dia das Crianças: diversão e conhecimento em família
Programação gratuita inclui diversas atividades de divulgação científica que une interação com experimentos científicos, contação de histórias e oficinas de atividades infantis
Na semana marcada pelo feriado dedicado às crianças, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou um dia especial, repleto de atrações para a família comemorar o Dia das Crianças. O evento acontece no dia 13 de outubro, sábado, de 10h  às 20h, e oferece ao público muitas atividades lúdicas de divulgação científica, além de experimentos, oficinas, exposições e observação do céu! Tudo inteiramente gratuito!
São várias atrações para entreter a criançada e aguçar a curiosidade, a exemplo das sessões de Planetário Inflável, oficinas de ilusão ótica e de aparatos interativos, atividades educativas do Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro, com o laboratório de foguetes, e a Oficina de Nós de Marinheiros, oferecida pela Marinha do Brasil.
Quem adora escutar um belo conto, vai poder se encantar com as Oficinas de Contação de Histórias. Uma delas é a da índia Carolina Potiguara, que traz a presença do universo indígena popularmente difundido pela literatura nacional através de  mitos, lendas e causos. O projeto “Amigos da praça” também estará no MAST desenvolvendo sessões de leitura, além do Sebinho, encontro para a troca de livros e narração de histórias para as crianças. Traga o seu livro em bom estado, pois ele vale uma ficha que dá direito a um novo livro!
Os visitantes vão poder participar também da Observação do Sol, onde se pode analisar o astro rei de forma segura, através de filtros e projetores especiais que permitem a visualização de estruturas como as manchas solares. E no final do dia, todos são convidados a participar do tradicional Programa de Observação do Céu, uma oportunidade para o público ter um contato maior com a Astronomia, através da exibição de vídeos, apresentações multimídia e a observação do céu noturno por meio da centenária Luneta Equatorial de 21 cm e um telescópio refletor 8 polegadas de abertura.
O Dia das Crianças no MAST vai contar com a presença de um Food Truck, oferecendo  a opção de alimentação com preços acessíveis. Mas, os visitantes também podem trazer seu próprio lanche e até uma toalha para curtir um piquenique no bonito gramado do museu! Traga sua criança para o MAST!

Programação
:
Manhã:
- Visita às exposições internas do Museu: 10h às 19h
- Planetário Inflável Digital: 11h
- Projeto "Amigos da Praça": Sebinho 10h às 13h
- Projeto "Amigos da Praça" - Oficina de jogos educativos: 11h 
- Contação de história e cantos indígena: 10h30 

Tarde:
- Planetário Inflável Digital: 14h e 16h 
- Projetos "Amigos da Praça" - Narração de histórias para as crianças: 12h
- Contação de história e cantos indígena: 14h30
- Aparatos Interativos: Desconfiômetro / Ilusões de Óptica: 14h 
- Oficina de Foguetes: 15h-18h - Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro (GFRJ)
- Oficina de Nós da Marinha: 15h
- Cine Ciência para Crianças: 15:30h
- Observação do Sol: 15:00 - 16:30 
- Programa de Observação do Céu :  18h às 20h
No domingo, a programação do MAST é normal,  com visita às exposições a partir das 14h.