Descritores de Avaliação (1º a 3º ano)

O colegiado dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – composto pelos docentes desse segmento – e o departamento dos Anos Iniciais normatizaram os descritores únicos de avaliação de estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Os descritores são critérios que avaliam a condição de aprendizagem dos estudantes e determinam a aprovação ou retenção no respectivo ano escolar.

Com a aprovação dos descritores todos os campi do Colégio Pedro II passam a seguir o mesmo padrão de avaliação. “Antes os descritores variavam de campus para campus. Sua normatização garante mais transparência ao processo de avaliação”, afirma a diretora de Ensino Fundamental (Anos Iniciais) e Educação Infantil, Ledo Aló.

O processo de normatização dos descritores de avaliação levou um ano para ser concluído. Cada descritor descreve um comportamento, uma habilidade ou uma competência que deve ser desenvolvida e alcançada pelo estudante. “Ele reflete o desenvolvimento do aluno dentro do período trabalhado por cada ano escolar”, explica Leda.

Confira abaixo os descritores de avaliação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: