Projeto Político Pedagógico (PPP)

COLÉGIO PEDRO II - SECRETARIA DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL




Projeto Político-Pedagógico
Anos Iniciais - Ensino Fundamental
Versão Preliminar: Rio de Janeiro, 2008


Esta é uma versão preliminar do PPP – parte que se remete ao Departamento de 1º Segmento do Colégio Pedro II. Portanto, é um material que tanto será uma fonte de consulta para o início do ano letivo de 2008 quanto será objeto de análise por parte de todo o corpo docente deste Departamento, com vistas ao aprimoramento deste texto.

Apresentação


Diante dos 170 anos do Colégio Pedro II, pode-se considerar que a trajetória do Ensino dos Anos Iniciais dentro deste Colégio é curta, porém não se pode negar que é marcante. Este segmento de ensino incorporou com firmeza, desde a sua criação em 1984, o compromisso desta Instituição Federal de Ensino em oferecer uma educação de qualidade aos nossos alunos. Seu primeiro desafio se deu ao final do primeiro ano de implantação, quando passou a existir o atendimento às crianças de seis anos, como o primeiro ano da alfabetização. Há vinte e dois anos, então, o Colégio Pedro II propõe o ensino fundamental em nove anos.
Ao longo dos anos, o desenvolvimento do trabalho neste segmento de ensino vem demonstrando grande vigor do corpo docente na busca de contínuo aprimoramento e estudo, o que se traduz na consolidação de práticas pedagógicas reflexivas, ou seja, práticas pedagógicas que se fundamentam no estudo e na reflexão crítica das concepções pedagógicas que as embasam – mesmo daquelas consideradas as mais atualizadas.
Neste momento, um dos grandes desafios teórico-práticos se volta para a educação inclusiva.O colégio tem sido procurado por um número cada vez maior de famílias que buscam educação de qualidade aliada ao compromisso de atendimento às necessidades especiais de seus filhos. Paralelamente à procura da comunidade, observa-se um grande envolvimento dos diversos setores do Colégio – inclusive do corpo docente – na busca de novas e diferentes práticas que tanto estejam embasadas em conhecimentos teóricos da Educação Especial quanto estejam adequadas a uma proposta de trabalho com alunos especiais, incluídos em um grupo anteriormente considerado “regular” de ensino. Nesse aspecto, nossa maior preocupação é de construir práticas pedagógicas que possam enriquecer diferentes universos infantis.
Considerando ainda o universo infantil, os Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II traça sua ação sob a égide dos princípios filosóficos e metodológicos, apresentados anteriormente, respeitando as características tão peculiares desta faixa etária. Neste sentido, os componentes curriculares são trabalhados numa organização espaço/tempo escolar que atenda ao desenvolvimento dos alunos de 6 a 10 anos, preconizando atividades lúdicas, concretas, experimentais e interdisciplinares que dêem ênfase ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita e que possam ser desenvolvidas, preferencialmente, em temáticas e/ou projetos que envolvam mais de um dos componentes curriculares deste segmento de ensino. 



Componentes Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

Grandes Áreas Curriculares:

        Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

         Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

         Ciências Humanas e Filosofia



Anos Iniciais

Componentes Curriculares

LP


LIT

EA

EM

EF

MAT

CI

ES
LP: Língua Portuguesa    LIT: Literatura     EA: Educação Artística     EM: Educação Musical
EF: Educação Física     MAT: Matemática     CI: Ciências     ES: Estudos Sociais


        Todos os componentes curriculares trabalharão em prol do desenvolvimento das competências transdisciplinares, balizadoras de toda ação pedagógica dentro do Colégio Pedro II.


Não podemos deixar de reiterar, também, que como cada componente curricular apresenta especificidades que traduzem a leitura da realidade a partir de uma determinada perspectiva do conhecimento humano, se faz necessário detalhar competências, habilidades e conteúdos para cada um deles.


No PPP dos Anos Iniciais estes conteúdos foram selecionados e organizados em planejamentos anuais de cada componente curricular, visando também o desenvolvimento das competências gerais, a seguir:


·         Compreender sentidos nas mensagens orais e escritas com as quais entra em contato
·         Ler autonomamente textos dos diferentes gêneros relacionando as informações textuais com o conhecimento de mundo.
·         Utilizar a linguagem oral e escrita, planejando previamente o discurso, demonstrando o domínio de registros formais e a coerência na defesa de pontos de vista e na argumentação.
·         Estabelecer relações de ordem, semelhanças e diferenças para compreender e analisar a realidade.
·         Valorizar a linguagem matemática como uma das formas de comunicar suas idéias.
·         Utilizar tecnologias contemporâneas.
·         Ampliar seus conhecimentos científicos e tecnológicos, percebendo a relação desses conhecimentos com os saberes cotidianos;
·         Analisar, de forma crítica, o potencial de transformação do conhecimento tecnológico, reconhecendo sua importância tanto para suprir necessidades humanas como para servir à preservação, conservação e reabilitação do ambiente;
·         Relacionar noções de diferença e semelhança, de continuidade e de permanência, no tempo e no espaço, para a constituição de uma identidade individual, coletiva e social.
·         Compreender as diversas formas de relações sociais observando que as histórias individuais se integram e fazem parte do que se denomina História Nacional e de outros lugares.

Referências bibliográficas e bibliografia recomendada:

BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Ensino Fundamental.  Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2001.

______. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e bases da educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996.

______. Matrizes Curriculares de referência para o Saeb. Brasília, 1998. Mimeografado.

BUSQUETS, Maria Dolors & outros. Temas transversais em educação: bases para uma formação integral. São Paulo: editora Ática, 2001.

CARRAHER, Terezinha (org.). Aprender pensando – contribuição da Psicologia Cognitiva para a Educação. Petrópolis: Vozes, 1986.

COLÉGIO PEDRO II. Colégio Pedro II: Projeto Político Pedagógico. Brasília: Inep/MEC, 2002.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 12ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

HOFFMAN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2002.

PERRENOUD, Phipippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre. Artes Médicas, 1999.

______. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.

 

Componentes Curriculares:


I.  LÍNGUA PORTUGUESA


Apresentação:

O ensino de Língua Portuguesa tem como finalidade a expressão das possibilidades de uso da linguagem, que se relaciona com o desenvolvimento de quatro habilidades lingüísticas básicas: falar, ouvir, ler e escrever.
Nesse contrato, as competências de Língua Portuguesa foram selecionadas em função do desenvolvimento dessas habilidades e organizadas em torno dos eixos básicos: uso da língua oral, uso da língua escrita e análise e reflexão lingüísticas.
Ao eleger conteúdos de acordo com os eixos básicos, entendemos que, por meio deles, o indivíduo:
a) reconstrói sua linguagem oral, diferenciando os registros e apreendendo gêneros
e estruturas mais complexas do discurso, passando a utilizá-los mais
adequadamente no cotidiano;
b) constrói conhecimentos sobre a linguagem escrita, o que lhe abre as portas do complexo   mundo das práticas letradas;
c) reflete sobre o sistema da língua, tornando-o objeto de observação e análise.
As atividades curriculares em Língua Portuguesa correspondem, principalmente, a atividades discursivas: uma prática constante de escuta de textos orais, leitura de textos escritos, e de produção de textos orais e escritos, que devem permitir, por meio de análise e reflexão sobre alguns aspectos, a expansão e a construção de instrumentos que possibilitem ao aluno ampliar a sua competência discursiva.
Ser capaz de ler e de produzir textos escritos significa ser capaz de usar socialmente textos em práticas de leitura e produção. Mas também significa, para fazê-lo, adequar-se aos aspectos gramaticais e formais da língua, para que os textos produzidos possam ser eficazes na comunicação. Por isso, entendemos que o ensino da gramática, da ortografia e da pontuação deve ocorrer em situações que envolvam a reflexão sobre textos .
O propósito é que os alunos possam escrever adequadamente e com autonomia. O desenvolvimento dos conhecimentos gramaticais, ortográficos e de pontuação é gradual e cabe ao professor estar atento e interferir nas hipóteses que os alunos formularem, à medida que conceitos e regras forem investigados durante a construção do saber compartilhado.
Considerando a perspectiva de que a criança, ao longo do processo educativo, torna-se cada vez mais autônoma na resolução de situações-problema, na capacidade de se expressar, de obter informações etc, propõe-se que a intervenção direta do professor, nas tarefas executadas pelos alunos, seja mais intensa inicialmente, fazendo-se menos necessária conforme os alunos se tornem mais experientes.
A complexidade e a diversidade dos gêneros textuais e outros conteúdos a serem abordados demandam uma indicação da ênfase no trabalho a ser desenvolvido em cada série, embora a reflexão e a análise sobre os aspectos aconteçam ao longo de cada ano.
Nesse percurso, a distribuição desses gêneros não é rígida, podendo ser alterada de acordo com as necessidades e interesses despertados pelo trabalho; espera-se, entretanto, que, ao final das séries iniciais, o aluno tenha tido contato com diferentes tipologias textuais.
A ênfase em determinados conteúdos, a cada ano, é propiciada pelo gênero textual que estará sendo objeto de análise. Considerando que cada gênero textual utiliza-se de recursos lingüísticos diferentes, que o caracterizam, o trabalho de análise lingüística deverá estar sempre articulado ao gênero escolhido, e vice-versa.
O trabalho com a normatização ortográfica tem como objetivo a busca da legibilidade do texto pelo aluno. Para isso, deverão ser criadas situações em que os alunos tenham razão para escrever corretamente: existem leitores de fato para a escrita que produzem.
Em que se refere à alfabetização, o trabalho em nossa escola ocorre no contexto de grandes transformações na compreensão sobre o que é esse processo. Sabe-se que a inserção das novas gerações no mundo da escrita extrapola em muito o mero domínio do código escrito, incluindo também os diferentes usos que são feitos dele, sempre a serviço da produção de sentidos.
Há que se levar em conta esse “mergulho” na cultura escrita, também chamado de letramento: o processo e o resultado da busca de compreensão e uso da leitura e da escrita na sociedade. Esse processo não é linear, modifica-se de acordo com o sentido que a escrita ganha em cada grupo social, e essa diferença, que aparece na escola, necessita ser levada em conta como fator orientador da  sua elaboração.
Além dessa reflexão, entendemos, a partir de contribuições de outras áreas do conhecimento, que, desde o trabalho do primeiro ano, precisamos investir permanente e paralelamente (e não em momentos diferentes) para que a criança pense:
• sobre a escrita da linguagem, ou seja, sobre o sistema notacional existente para que ela represente a linguagem. Para isso, realizamos atividades em que ela poderá perceber a existência de notações convencionais para letras e pontuação, de correspondência entre som e letra; palavras, textos e idéias;
• sobre a linguagem escrita, ou seja, o conjuntos de regras que circula na sociedade letrada. Nesse eixo, damos relevância ao sentido em contextos reais em que diferentes funções da linguagem possam ser exercidas. Analisamos cada gênero textual em sua estrutura, superestrutura e silhueta e conhecemos os diferentes portadores ou suportes de textos.
A apresentação e a análise de diferentes textos, inseridos em diferentes portadores e suportes, a partir da situação a que pertencem, ocorre desde os primeiros dias na escola. A abordagem planejada para cada texto, então, respeitará o contexto de uso, a inserção social; tratando diferentes textos a partir de propostas diferentes.
Elementos relativos aos símbolos que não são as letras, à silhueta de cada tipo de texto, ao título e outros fazem parte do trabalho com a leitura, devem ser objetos de análise na medida em que se constituem parte efetiva do ato de ler.
Buscando-se um trabalho com a língua portuguesa de caráter mais completo, é fundamental apresentar o alfabeto como o conjunto de letras que possibilita a representação gráfica de todos os sons possíveis na língua.
A grande variedade de relações entre fonemas e letras deve fazer parte do trabalho desde o seu início, sem preocupação de hierarquizar ou selecionar previamente os casos que serão objetos de análise.
Não se pode esquecer de que nem só de letras vive a língua. Os sinais de pontuação, as notações (acentos, til e outros), a segmentação devem ser igualmente considerados como objeto de análise.
Destaca-se, também, a importância de garantir ao aluno o contato com os mais variados desenhos de letras, permitindo que, ao final do primeiro ano, ele possa ler textos escritos em letras que garantam a segmentação entre cada um dos grafemas.
Quanto à letra cursiva, encarada como objeto escolar de aprendizado, indica-se que o 2o. ano se constitua como espaço mais adequado para apropriação dos movimentos no tocante à escrita. É, também, o espaço de identificação e possibilidade de leitura de textos assim escritos. O movimento mais adequado para se traçar manualmente as letras, seja no caso da letra script ou bastão, seja no caso da letra cursiva, deve ser encarado como parte do processo de apropriação da escrita.
Cabe ressaltar que esse trabalho não se esgota nessa série e pode ser iniciado no final do 1o. ano, de acordo com a necessidade e as características de cada turma.
Contudo, reiterando-se a idéia de que a letra cursiva é quase exclusiva da escola, o domínio desse traçado não se constitui como fator de exclusão, em casos especiais. Escrever de forma clara, correta e legível, respeitando-se as convenções é o que se busca ao final do segmento.


Competências gerais do componente curricular:

Compreender sentidos nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto.
Ler autonomamente textos dos diferentes gêneros relacionando as informações textuais com o conhecimento de mundo.
Utilizar a linguagem oral e escrita, planejando previamente o discurso, demonstrando o domínio de registros formais e a coerência na defesa de pontos de vista e na argumentação.
Analisar, na leitura e na escrita, os gêneros textuais e suas relações com as operações, com os paradigmas e com a variação lingüística.
Relacionar as informações contidas em um mesmo texto e entre diferentes textos.
Produzir textos utilizando estratégias de escrita: planejar o texto, redigir rascunhos, revisar, cuidar da apresentação, visando à legibilidade do escrito.
Produzir textos dentro dos gêneros (previstos para cada ano), expressando o domínio de determinados aspectos formais da língua: pontuação, acentuação, ortografia e organização básica da frase.


Eixos conceituais norteadores:
·         Linguagem oral
·         Linguagem escrita
·         Análise e reflexão linguística




Competências específicas/Habilidades/Conteúdos:


PRIMEIRO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

EIXO  : LINGUAGEM ORAL
  • Recriar textos, modificando e ampliando características dos personagens ,cenários, objetos e  situações.
  • A partir das condições estabelecidas pela própria tarefa , produzir textos de diferentes gêneros, através de transcrição literal, reprodução ou paráfrase, decalque ou autoria (oralmente).

EIXO: LINGUAGEM ESCRITA

  • Atribuir sentido ao que lê e ao que escreve ,coordenando texto e contexto;
  • Localizar informações explícitas em um texto;
  • Estabelecer relação de anterioridade e posterioridade entre dois fatos apresentados num texto ;
  • Identificar e comparar características de diferentes gêneros; 
  • Produzir textos escritos de extensão adequada à interação comunicativa através de transcrição literal, reprodução ou paráfrase, decalque ou autoria;
  • Empregar na produção de textos , de acordo com as possibilidades de cada gênero:
    • mecanismos básicos de coesão, sem o uso de nomenclatura; 


    • recursos expressivos e efeitos de sentido;

    • esquemas temporais básicos (presentexpassado);
    • sinais de pontuação (ponto final);
    • recursos gráficos suplementares;

    • mecanismos básicos de concordância nominal e verbal;
    • base alfabética: diferença entre realização fônica e representação gráfica; relações entre grafemas e fonemas da língua.

  • Reconhecer as regularidades ortográficas , considerando as possibilidades de irregularidades.



EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO LINGÜÍSTICA

  • Analisar –quantitativa  e qualitativamente – a correspondência entre segmentos falados e escritos , utilizando o conhecimento disponível sobre o sistema de escrita;
  • Rever o próprio texto (com ajuda)

  • Observar os recursos da linguagem presentes em textos impressos, para referência ou modelo de sua própria escrita. 






  • Textos narrativos, poéticos, descritivos, expositivos, informativos e instrucionais;
  • Gêneros: Contos , mitos, poemas, canções, quadrinhas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, ,relatos (e,ou).

  • Gêneros: Bilhetes, cartões,convites, títulos, cartazes, acrescidos dos gêneros do eixo da linguagem oral.



  • Referência: retomada pronominal, repetição, substituição lexical;
  • Uso de conectivos.

  • Recursos prosódicos (rima).

  • Pontuação expressiva;
  •  Distribuição espacial da escrita, espaço entre as palavras, letra maiúscula.

  • Alfabeto
  • Vogais e consoantes

  • Relações ortográficas (ver Quadro de Ortografia)










  • Alfabeto
  • Vogais e consoantes
  • Distribuição espacial da escrita;
  • relações ortográficas (ver Quadro de Ortografia);
  • Gêneros textuais.






SEGUNDO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS
EIXO : LINGUAGEM ORAL
  • Recriar textos , modificando e ampliando características dos personagens ,cenários, objetos e  situações;
  • Narrar fatos e vivências, considerando a temporalidade e a causalidade;
  • A partir das condições estabelecidas pela própria tarefa , produzir textos de diferentes gêneros, através de transcrição literal, reprodução ou paráfrase, decalque ou autoria (oralmente).


EIXO: LINGUAGEM ESCRITA

  • Atribuir sentido ao que lê e ao que escreve ,coordenando texto e contexto;
  • Localizar informações explícitas em um texto;
  • Estabelecer relação de anterioridade e posterioridade e/ou de causalidade entre dois fatos apresentados num texto ;
  • Inferir sentido de palavras ou expressões;
  • Inferir uma informação implícita em um texto;
  • Identificar e comparar características de diferentes gêneros;
  • Produzir textos escritos de extensão adequada à interação comunicativa através de transcrição literal, reprodução ou paráfrase, decalque ou autoria;
  • Empregar na produção de textos , de acordo com as possibilidades de cada gênero:
    • mecanismos básicos de coesão, sem o uso de nomenclatura; 

    • recursos expressivos e efeitos de sentido;

    • esquemas temporais básicos (presente x passado);
    • sinais de pontuação (ponto final, de interrogação, de exclamação, dois pontos, travessão);
    • recursos gráficos suplementares;
    • mecanismos básicos de concordância nominal e verbal;
    • base alfabética: diferença entre realização fônica e representação gráfica; relações entre grafemas e fonemas da língua.


  • Na escrita de palavras e de textos, reconhecer as regularidades ortográficas, considerando as possibilidades de irregularidades.
  • Ler textos escritos em letra cursiva;
  • Reconhecer o movimento adequado para o traçado da letra cursiva
  • Escrever, utilizando a letra cursiva.

EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO LINGÜÍSTICA

  • Analisar – quantitativa  e qualitativamente – a correspondência entre segmentos falados e escritos , utilizando o conhecimento disponível sobre o sistema de escrita;
  • Rever o próprio texto ( com ajuda );
  • Analisar a qualidade da produção oral, escrita, própria e coletiva, considerando a presença ou ausência de elementos necessários à compreensão de quem ouve e a adequação da linguagem utilizada;


  • Observar os recursos da linguagem presentes em textos impressos, para referência ou modelo de sua própria escrita. 



  • Textos narrativos, poéticos, descritivos, expositivos, informativos e instrucionais;
  • Narrativa e relato;
  • Gêneros: Contos (com ênfase nos de encantamento) , relatos, fábulas, mitos, poemas, canções, quadrinhas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, piadas, entrevistas (e,ou).


  • Gêneros: bilhetes, cartões, convites listas,receitas, títulos, cartazes, tirinhas, acrescidos dos gêneros do eixo da linguagem oral.






  • Referência: retomada pronominal, repetição, substituição lexical;
    uso de conectivos.
  • Recursos prosódicos (rima).
  • Pontuação expressiva;
  • Distribuição espacial da escrita,   espaço entre as palavras, letra maiúscula, marcação formal do parágrafo;
  • Flexão nominal e verbal;
  • alfabeto
  • Ordem alfabética
  • Vogais e consoantes
  • Sílaba e separação de sílaba;
  • Segmentação adequada da palavra;

  • Relações ortográficas (ver Quadro de Ortografia)
  • Reconhecimento e utilização da letra cursiva




  • Alfabeto
  • Ordem alfabética
  • Vogais e consoantes
  • Sílaba e separação de sílaba;
  • Segmentação adequada da palavra;
  • Pontuação expressiva;
  • relações ortográficas (ver Quadro de Ortografia);
  • Substantivos e adjetivos;
  • Gêneros textuais;







TERCEIRO  ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS
EIXO  : LINGUAGEM ORAL
  • Recriar textos , modificando e ampliando características dos personagens ,cenários, objetos e  situações;
  • Narrar fatos e vivências, considerando a temporalidade e a causalidade;
  • Descrever personagens, cenários, objetos e situações em uma narração ou exposição;
  • A partir das condições estabelecidas pela própria tarefa , produzir textos de diferentes gêneros, através de transcrição literal, reprodução ou paráfrase, decalque ou autoria (oralmente).

EIXO: LINGUAGEM ESCRITA
  • Atribuir sentido ao que lê e ao que escreve ,coordenando texto e contexto;
  • Localizar informações explícitas em um texto;
  • Estabelecer relação de anterioridade e posterioridade e/ou de causalidade entre dois fatos apresentados num texto ;
  • Identificar o conflito gerador de enredo e os elementos que constroem a narrativa;
  • Inferir sentido de palavras ou expressões;
  • Inferir uma informação implícita em um texto;
  • Identificar e comparar características de diferentes gêneros;
  • Produzir textos escritos de extensão adequada à interação comunicativa (ainda que com algumas falhas de comunicação) através de transcrição literal, reprodução ou paráfrase, decalque ou autoria;
  • Empregar na produção de textos , de acordo com as possibilidades de cada gênero:
o       Mecanismos básicos de coesão; 

o       Recursos expressivos e efeitos de sentido;
o       Esquemas temporais básicos (presentexpassado);
o       Sinais de pontuação (ponto final, de interrogação, de exclamação, dois pontos, travessão, vírgula, reticências);
o       Recursos gráficos suplementares;


o       Mecanismos básicos de concordância nominal e verbal;
o       Base alfabética: diferença entre realização fônica e representação gráfica; relações entre grafemas e fonemas da língua.

  • Na escrita de palavras e de textos, reconhecer as regularidades ortográficas, considerando as possibilidades de irregularidades.


EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO LINGÜÍSTICA

  • Analisar – quantitativa  e qualitativamente – a correspondência entre segmentos falados e escritos , utilizando o conhecimento disponível sobre o sistema de escrita;
  • Rever o próprio texto (com ajuda);
  • Analisar a qualidade da produção oral, escrita, própria e coletiva, considerando a presença ou ausência de elementos necessários à compreensão de quem ouve e a adequação da linguagem utilizada;
  • Reconhecer que existem relações entre partes de um texto, identificando recursos utilizados para o estabelecimento dessas relações.
  • Observar os recursos da linguagem presentes em textos impressos, para referência ou modelo de sua própria escrita. 


  • Textos narrativos, poéticos, descritivos, expositivos, informativos e instrucionais;
  • Narrativa e relato;

  • Gêneros: Contos (com ênfase nos de aventura e populares), relatos,  poemas, canções, entrevistas (e,ou).




  • Gêneros: cartas, cartazes, informativos, quadrinhos, acrescidos dos gêneros do eixo da linguagem oral. 


  • Referência: retomada pronominal, repetição, substituição lexical;
  • Uso de conectivos (sem o uso de nomenclatura).
  • Recursos prosódicos (rima, aliteração, ritmo).
  • Pontuação expressiva;

  • Distribuição espacial da escrita, -  espaço entre as palavras, letra maiúscula.
  • Flexão nominal e verbal
  • Alfabeto
  • Ordem alfabética
  • Vogais e consoantes
  • Sílaba e separação de sílaba;
  • Encontros vocálicos;
  • Segmentação adequada das palavras;


  • Relações ortográficas (ver Quadro de Ortografia)




  • Alfabeto
  • Ordem alfabética
  • Vogais e consoantes
  • Sílaba e separação de sílaba;
  • Distribuição espacial da escrita;
  • relações ortográficas (ver Quadro de Ortografia);
  • Substantivos;
  • Adjetivos;
  • Verbos (presente, passado, futuro)
  • Gêneros textuais.







QUARTO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS
EIXO  : LINGUAGEM ORAL
  • Manifestar e acolher opiniões, apresentando e levando em conta argumentos apresentados.
  • Expor oralmente o resultado de discussões, pesquisas e experiências, usando suporte escrito, se necessário.
  • Adequar a linguagem às situações comunicativas mais formais que acontecem na escola.
  • A partir das condições estabelecidas pela própria tarefa, produzir textos de diferentes gêneros, através de transcrição literal, reprodução ou paráfrase, decalque ou autoria (oralmente).

EIXO: LINGUAGEM ESCRITA
  • Atribuir sentido ao que lê e ao que escreve, coordenando texto e contexto;
  • Localizar informações explícitas em um texto;
  • Estabelecer relação de anterioridade e posterioridade e/ou de causalidade entre dois fatos apresentados num texto;
  • Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa;
  • Identificar relações entre partes de um texto e os recursos utilizados para o estabelecimento dessas relações;
  • Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato;
  • Inferir sentido de palavras ou expressões;
  • Inferir uma informação implícita em um texto;
  • Identificar e comparar características de diferentes gêneros;
  • Produzir textos escritos de extensão adequada à interação comunicativa através de transcrição literal, reprodução ou paráfrase, decalque ou autoria;

  • Empregar na produção de textos, de acordo com as possibilidades de cada gênero:
o       Mecanismos básicos de coesão; 
o       Recursos expressivos e efeitos de sentido;
  • Esquemas temporais básicos (presentexpassado);
  • Sinais de pontuação;
  • Mecanismos básicos de concordância nominal e verbal;
  • Recursos gráficos suplementares;

  • Mecanismos básicos de concordância nominal e verbal;
  • Base alfabética: diferença entre realização fônica e representação gráfica; relações entre grafemas e fonemas da língua.
  • Segmentar seu texto em parágrafos e períodos, em função do projeto textual.

  • Utilizar o conhecimento sobre as regularidades ortográficas;
  • Constatar a existência de irregularidades ortográficas e utilizar as melhores alternativas para sua escrita;

  • Utilizar o dicionário e outras fontes escritas para resolver dúvidas ortográficas e/ou semânticas.

EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO LINGÜÍSTICA

  • Analisar – quantitativa e qualitativamente – a correspondência entre segmentos falados e escritos , utilizando o conhecimento disponível sobre o sistema de escrita;
  • Rever o próprio texto;
  • Analisar a qualidade da produção oral, escrita, própria e coletiva, considerando a presença ou ausência de elementos necessários à compreensão de quem ouve e a adequação da linguagem utilizada;












  • Observar os recursos da linguagem presentes em textos impressos, para referência ou modelo de sua própria escrita. 


  • Textos narrativos, poéticos, descritivos, expositivos, informativos e instrucionais;



  • Gêneros: Contos (com ênfase nos de aventura e medo), poemas, exposição oral.








  • Gêneros: cartas, e-mails, receitas, cartazes, relatórios, notícias e reportagens, diários (pessoais, de classe, de viagem) acrescidos dos gêneros do eixo da linguagem oral. (e,ou)

  • Referência: retomada pronominal, repetição, substituição lexical;
     uso de conectivos.

  • Recursos prosódicos (rima, aliteração, ritmo).

  • Pontuação expressiva: ponto final, de exclamação e de interrogação; vírgula (enumerações e coordenadas assindéticas); dois pontos; travessão; reticências e aspas;
  • Flexão nominal e verbal;


  • Distribuição espacial da escrita;


  • Relações ortográficas (ver Quadro de Ortografia)





  • Textualidade: coesão e coerência;
  • Aspectos formais: ortografia, pontuação, segmentação;
  • Classificação da palavra quanto à tonicidade;
  • Regras de acentuação gráfica:  proparoxítonas e oxítonas
  • Segmentação adequada de palavras;
  • Relações ortográficas (ver Quadro de Ortografia);
  • Substantivos (próprio, comum e coletivo);
  • Adjetivos;
  • Verbos: modo indicativo;
  • Pronomes: pessoais do caso reto e do caso oblíquo, possessivos;
  • Artigos
  • Numerais;

  • Gêneros textuais;







QUINTO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS
EIXO  : LINGUAGEM ORAL
  • Manifestar e acolher opiniões, apresentando argumentos e levando em conta os apresentados.
  • Expor oralmente o resultado de discussões, pesquisas e experiências, usando suporte escrito, se necessário.
  • Adequar a linguagem às situações comunicativas mais formais que acontecem na escola.
  • A partir das condições estabelecidas pela própria tarefa, produzir textos de diferentes gêneros, através de transcrição literal, reprodução ou paráfrase, decalque ou autoria (oralmente).

EIXO: LINGUAGEM ESCRITA

  • Atribuir sentido ao que lê e ao que escreve ,coordenando texto e contexto;
  • Localizar informações explícitas em um texto;
  • Estabelecer relação de anterioridade e posterioridade e/ou de causalidade entre dois fatos apresentados num texto;
  • Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa;
  • Identificar relações entre partes de um texto e os recursos utilizados para o estabelecimento dessas relações;
  • Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato;
  • Identificar o tema de um texto;
  • Inferir sentido de palavras ou expressões;
  • Inferir uma informação implícita em um texto;
  • Identificar e comparar características de diferentes gêneros;
  • Produzir textos escritos de extensão adequada à interação comunicativa através de transcrição literal, reprodução ou paráfrase, decalque ou autoria;
  • Empregar na produção de textos , de acordo com as possibilidades de cada gênero:
  • Mecanismos básicos de coesão; 

  • Recursos expressivos e efeitos de sentido;


  • Esquemas temporais básicos (presente x passado);
  • Sinais de pontuação;
  • Mecanismos básicos de concordância nominal e verbal;
  • Recursos gráficos suplementares;


  • Mecanismos básicos de concordância nominal e verbal;
o       Base alfabética: diferença entre realização fônica e representação gráfica; relações entre grafemas e fonemas da língua.

  • Utilizar o conhecimento sobre as regularidades ortográficas;
  • Constatar a existência de irregularidades ortográficas e utilizar as melhores alternativas para sua escrita;

  • Utilizar o dicionário e outras fontes escritas para resolver dúvidas ortográficas e/ou semânticas.

  • Estabelecer,conforme o projeto textual, articulações diretas de: fato/opinião; problema/solução; conflito/resolução; anterioridade/posterioridade;

  • Segmentar seu texto em parágrafos e períodos, em função do projeto textual.
EIXO: ANÁLISE E REFLEXÃO LINGÜÍSTICA

  • Analisar – quantitativa  e qualitativamente – a correspondência entre segmentos falados e escritos , utilizando o conhecimento disponível sobre o sistema de escrita;
  • Rever o próprio texto;
  • Analisar a qualidade da produção oral, escrita, própria e coletiva, considerando a presença ou ausência de elementos necessários à compreensão de quem ouve e a adequação da linguagem utilizada;

















  • Observar os recursos da linguagem presentes em textos impressos, para referência ou modelo de sua própria escrita;
  • Identificar efeitos de ironia, humor ou mal-entendidos em textos variados.


  • Textos narrativos, poéticos, descritivos, expositivos, informativos e instrucionais;



  • Gêneros: Contos (com ênfase nos de medo/terror/ suspense), crônicas, cordel, poemas, canções, exposição oral.














  • Gêneros: cartas, propaganda, relatórios, resumos, reportagens, acrescidos dos gêneros do eixo da linguagem oral. (e,ou)

  • Referência: retomada pronominal, repetição, substituição lexical (hiperônimo e hipônimo);
     uso de conectivos.
  • Recursos prosódicos (rima, aliteração, ritmo, sinestesia).


  • Pontuação expressiva: ponto final, de exclamação e de interrogação; vírgula (enumerações e coordenadas assindéticas); dois pontos; travessão; reticências e aspas;
  • Flexão nominal e verbal;




  • Relações ortográficas (ver Quadro de Ortografia)












  • Textualidade: coesão e coerência;
  • Aspectos formais: ortografia, pontuação, segmentação;
  • Classificação da palavra quanto à tonicidade;
  • Regras de acentuação gráfica:  proparoxítonas, paroxítonas (terminadas em ditongo, terminadas em lnrx)  e oxítonas;
  • Segmentação adequada de palavras;
  • Relações ortográficas (ver Quadro de Ortografia);
  • Verbos: modo indicativo, subjuntivo, imperativo (sem paradigma de conjugação), formas nominais;
·         Revisão de pronomes pessoais (caso reto e do caso oblíquo); demonstrativos;
  • Advérbios;

  • Gêneros textuais;
·         Linguagem figurada sem nomenclatura (metáfora,
     metonímia, antítese, hipérbole);





Quadro de relações ortográficas ano a ano:


Objeto de análise

1º ano

2º ano

3º ano

4º ano

5º ano

Fonemas/
grafemas

Alfabeto

3

3

E

E

E




Transcrição da fala
<R> , <s> intervocálicos
2
2
E
E
E
Ditongos orais (crescentes e decrescentes)
1
2
3
3
E
Redução do ditongo
beijo/bejo
1
2
3
E
E
Travamentos (R, S e L)
2
3
3
E
E
Ditongos nasais <ão> não
<m> amam
2
3
3
E
E
Representação de vogais
E I / O U
2
2
2
E
E

Representação de nasalidade

<am>, <an>, <a> e tônico ão
<em>, <en>
<im>, <in>
<om>, <on>
<um>, <un>

2


2

3

3

E


Regras contextuais

<m>/ <n>
<g>/ <gu>

2

3

3

E

E

<c>/ <qu>
<ç>/ <c>

1

2

3

E

E



Sílabas não- canônicas

<nh>, <ch>, <lh>, <rr>, e <ss>

2

3

3

E

E

Encontros consonantais
2
3
3
E
E

<H> inicial
1
2
3
3
3

Tritongo
1
2
3
3
E

Formação de palavras e outras regularidades


<c> antes de e/i x <s>
<s> / <z>
<x> / <ch>
<g> / <j>
sons do X



1


1


2


3


3

Legenda:
1.      Trabalho assistemático.
2.      Trabalho sistemático/observação visando à continuidade do trabalho.
3.      Trabalho sistemático/aprofundamento.
E.  Trabalho eventual/com grupos que apresentam dificuldades.


Referências bibliográficas e bibliografia recomendada:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, 2001.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e lingüística. São Paulo: Scipione, 1989.

_________________. Alfabetização sem o ba be bi bo bu. São Paulo: Scipione,São Paulo, 1998.

FULGÊNCIO, Lúcia. Como facilitar a leitura. São Paulo: Contexto, 1992.

KAUFMAN, Ana Maria. Escola, leitura e produção de textos.Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996
_______________. Formando crianças produtoras de texto. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos desde cedo. Rio de Janeiro, objetiva, 2002.

MASSINI-CAGLIARI, Gladis. O texto na alfabetização: coesão e coerência. Campinas: Pontes, 1997.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998.

NÓBREGA, Maria José Martins de. Ortografia: o que fazer com os erros. São Paulo, 1999. Mimeografado.






II- LITERATURA


Apresentação:

         A literatura se constitui numa representação do mundo, a qual questiona a linearidade, assinalando as contradições e a multiplicidade de visões. Ela é, antes de tudo, atenção à diferença, ao não hierarquizado, ao não compartimentado. Reconhecemos o texto literário como um tecido que se constitui alimentado pela tensão entre o real e o imaginário. É o trabalho fundado principalmente no imaginário que abarca simultaneamente a multiplicidade e a unidade do que denominamos literatura.
O texto literário é um fenômeno complexo: o escritor parte da realidade para criar realidade. Todavia, a realidade produzida pela literatura, ao integrar elementos de percepção cotidiana, instaura novas percepções. Quando nos aproximamos de certos textos, percebemos que eles atualizam um encontro do sujeito com a língua (código), permitindo-lhe criticar-se, pluralizar-se. No caso, diremos que se constitui um duplo diálogo, da doxa (opinião, senso comum) e do paradoxo; da identidade e da não-identidade.
Cremos que o texto literário é aquele que permite mais do que uma representação de si; ele nos oferta múltiplas possibilidades de reapresentação do real. Eis por que, para ser lido, ele implica uma reescrita, solicita uma outra escritura. O modelo do texto literário é produtivo à medida que só se configura como literário através de leituras que o reescrevem e o compreendem como “coisa viva”, capaz de operar deslocamentos na linguagem e no sentido em geral.
Precisamos pensar o texto literário num jogo entre duas margens: a do prazer e a da fruição. De acordo com Roland Barthes:

Texto de prazer: aquele que contenta, enche, dá euforia; aquele que vem da cultura, não rompe com ela, está ligado a uma prática confortável da leitura. Texto de fruição: aquele que desconforta (talvez até chegar a um certo aborrecimento), faz vacilar as bases históricas, dos seus valores e das recordações, faz entrar em crise e sua relação com a linguagem.”  (BARTHES, R., 1974, pág. 49)

O texto de fruição é, pois, aquele que provoca no leitor uma sensação de estranhamento, convidando-o a refletir, a adotar uma atitude ativa diante do texto.
O texto literário não é um conjunto de significados ocultos ou explícitos, mas um jogo de possibilidades e configurações de sentido que podem estimular a percepção e o pensamento. A abertura e o dinamismo da obra constituem a vitalidade estrutural que possibilita a pluralidade do sentido (Eco,1976). Mesmo uma obra literária, aparentemente fechada em sua perfeição de organismo equilibrado, é passível de muitas interpretações.
Dentro do conceito geral de literatura, precisamos fazer um recorte específico: a literatura infantil e juvenil. Este é um gênero de complexas interligações. Articulou-se a partir de uma tradição somada à emergência de um novo público e de novas formas de linguagem. Isso implicou (ou implica) o surgimento de uma forma de textualidade que a todo momento precisa definir seus limites entre a cultura de massa e o folclore, entre o mito e a realidade. Nesse conflito entre o novo e o tradicional, cabe-nos pensar a literatura infanto-juvenil no projeto desafiador próprio a todo fenômeno artístico. Urge creditar-lhe o papel interrogativo das normas em circulação; impulsionador do leitor a uma postura crítica; criador de condições de possibilidade para que os propósitos da leitura se revelem criativos.
O caráter formador da literatura infantil vinculou-se, em sua origem, a objetivos pedagógicos. Apresentava um discurso monológico de caráter persuasivo. No Brasil, Monteiro Lobato foi o primeiro a conseguir uma obra de ficção distanciada desse determinismo pedagógico, isto é, seu texto possuía características literárias: linguagem inventiva e transgressora dos rígidos cânones gramaticais de sua época, e introdução de temáticas até então circunscritas ao leitor adulto.
Nas últimas décadas, o exemplo de Lobato se expandiu. O texto literário infantil partiu para uma renovação do recurso tradicional da fantasia, pelo jogo da intertextualidade, pela investigação dos estados existenciais infantis e pelo realismo que apareceu quebrando tabus e preconceitos. É desse modo que a literatura infantil se inscreve no contexto mais geral da literatura, como discurso dialógico aberto a múltiplas leituras.
A proposta de Literatura é de trabalharmos a leitura do texto literário como forma de construção de sentidos, pois a narrativa ficcional é suscetível a várias interpretações. Os efeitos da leitura sobre a construção do sujeito só serão significantes quando essa atividade resultar da expressão dos seus próprios sentimentos, propiciando um diálogo, uma reflexão a partir do texto lido.
Assim, no trabalho de Literatura, precisamos lidar com essa margem sutil entre prazer e fruição. Desejamos incentivar, no ato de leitura, a paixão, a fantasia e o prazer, tanto quanto estimular a fruição para que, fazendo vacilar as certezas absolutas, abramos espaço para a construção de processos criativos de leitura.
A proposta do trabalho de Literatura é, portanto, a de uma prática de leitura como experiência lúdica de criação.
O objetivo geral do trabalho de Literatura é a formação de leitores capazes de gerar sentidos para o texto literário, considerando suas especificidades, implícitos, sutilezas e profundidade.
         O trabalho de Literatura têm como objetivos específicos levar o aluno a:
  • interagir com o texto literário de forma prazerosa, a partir da relação dialética e complementar entre real e imaginário;
  • reconhecer a especificidade do texto literário e as inúmeras possibilidades de apropriação de seus elementos;
  • reconhecer no texto literário uma forma de expressão individual e social;
  • desenvolver o espírito crítico a partir de reflexões suscitadas pelo texto literário.


Competências gerais do componente curricular:

  • Identificar a existência de variados tipos de texto, literários ou não, estabelecendo semelhanças e diferenças entre eles.
  • Estabelecer relações comparativas entre o texto literário e outros textos, literários ou não.
  • Realizar práticas permanentes de leitura, considerando o texto oral ou escrito como um campo de significação.
  • Interpretar o texto, desvendando a sua estrutura e descobrindo, nas entrelinhas, o subentendido e o interdito.
  • Identificar os elementos que constituem o texto literário, assim como recursos expressivos e estéticos utilizados para sua elaboração.
  • Perceber a prática de leitura como modo de fruição.
  • Estabelecer relações entre o texto e o contexto no qual o texto foi produzido.
  • Compreender variadas manifestações do comportamento humano e a existência de diferenças culturais, por meio da Literatura.
  •  Posicionar-se criticamente frente a diversos materiais de leitura com os quais tenha contato.
  • Expressar-se utilizando diferentes códigos (verbais e não verbais).
  • Valorizar o livro e outros materiais de leitura, manuseando-os e utilizando-os com cuidado.


Eixos conceituais norteadores:
·         Livro
·         Texto: narrativo, poético, dramático.


Competências específicas/habilidades/conteúdos:

As competências específicas/habilidades/conteúdos de Literatura estão organizadas sem obedecer a uma seriação, pois tanto as competências quanto os conteúdos desenvolvidos perpassam todas as séries dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A diferença no trabalho com as séries se faz na seleção textual e no enfoque dado a competências e conteúdos, adequando-os para as diferentes faixas etárias.


EIXO: LIVRO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

  • Relacionar autores e respectivos textos.
  • Identificar algumas “características de estilo do autor”.
  • Reconhecer que existem textos que pertencem à tradição oral.
  •  Estabelecer diferenças entre textos autorais e os que pertencem à tradição oral.
  • Ter contato com dados biográficos de autores significativos de literatura.

Autoria

  • Estabelecer relações entre o texto e a ilustração:
o       reconhecer a ilustração como um tipo de texto que dialoga com o texto verbal;
o       reconhecer a ilustração como uma das possibilidades de recursos narrativos;
o       reconhecer a ilustração como um recurso para a ampliação das possibilidades de sentido do texto;
o       identificar diferentes recursos utilizados para a ilustração de textos.

Ilustração

  • Reconhecer a paginação e a diagramação como recursos para ampliar as possibilidades de sentido do texto.

Diagramação
Paginação

  • Reconhecer o papel da editora no processo de produção e distribuição do livro.

Editora/ Edição



EIXO: TEXTO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

  • Identificar a seqüência dos fatos que compõem o enredo de uma narrativa.
  • Identificar personagens primários e secundários.
  • Identificar as ações dos personagens.
  • Caracterizar personagens.
  • Identificar coordenadas espaço-temporais do texto.
  • Identificar os elementos que compõem o ambiente dos textos, caracterizando-os.
  • Identificar a existência do narrador.
  • Identificar a existência do narrador como personagem.
  • Identificar os elementos estruturais dos quadrinhos: balão, onomatopéias, requadros, expressão facial e corporal dos personagens, etc.

Elementos do texto narrativo

  • Perceber, num texto poético, o ritmo, as similaridades de sons (rimas) e as repetições de sons (aliterações).
  • Distinguir os elementos constituintes do texto poético: versos e estrofes.
  • Perceber as imagens presentes no texto poético, estabelecendo  associações com as palavras que as constituem.

Elementos do texto poético

  • Identificar alguns elementos constituintes do texto dramático.
  • Identificar os principais elementos externos utilizados para a apresentação do texto dramático.
  • Perceber a diferença estrutural do texto dramático em relação aos demais tipos de texto.

Elementos do texto dramático

·         Estabelecer relações entre as idéias contidas nos textos e o seu cotidiano.
·         Estabelecer relações entre o contexto em que o texto foi escrito e o próprio texto.
·         Identificar, no texto, elementos que expressam diferenças culturais.
·         Compreender e respeitar essas diferenças, superando preconceitos e valorizando todas as manifestações culturais.
·         Perceber semelhanças e diferenças entre os diferentes tipos de textos.
·         Identificar, num texto, referência a outros textos.


Contexto do texto literário


TIPOLOGIA TEXTUAL

  1. Texto narrativo
A narrativa, através de seu enredo e de seus personagens, exerce grande fascínio sobre as crianças, pois reflete seu mundo, seus problemas, curiosidades e preocupações, permitindo estabelecer relações com problemas da atualidade.

Ø   Narrativas de tradição oral

·         Contos de fadas
·         Contos maravilhosos
·         Contos populares
·         Fábulas
·         Lendas
·         Narrativas míticas

Ø   Narrativas autorais

·         Histórias clássicas
·         Histórias contemporâneas
·         Histórias em Quadrinhos
·         Crônicas


  1. Texto poético
A poesia, repleta de sonoridade, ritmo, significação afetiva e imaginativa, oferece à criança a oportunidade de experimentar a potencialidade lingüística (o elemento lúdico e a expressividade), descobrindo novos efeitos de sentido.

·         Acalantos
·         Cantigas de roda
·         Quadrinhas
·         Parlendas
·         Trava-línguas
·         Canções populares
·         Letras de músicas
·         Poemas autorais

  1. Texto dramático
O teatro funciona como mecanismo de identificação em que são recolocadas para a criança a sua experiência e a sua pessoa como objetos, ajudando-a a esclarecer o seu lugar entre as coisas.

Metodologia:
         O trabalho de Literatura do Colégio Pedro II pretende, além do resgate da narrativa oral, desenvolver a capacidade de expressão dos alunos através de situações que estimulem a imaginação. Assim, adota os seguintes princípios metodológicos:

·         o estabelecimento de propostas lúdicas e agradáveis, que conduzam a criança a um contato prazeroso e à identificação com a Literatura;

·         a criação de oportunidades para o estabelecimento de relações com o real, o simbólico e o imaginário e para o desenvolvimento da sensibilidade poética.


Referências bibliográficas e bibliografia recomendada:

ARROIO, Leonardo. Literatura infantil brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1988.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. Maria Margarida Barahona. Lisboa: Edições 70, 1974.
BRUNO, Mário. “A noção de obra aberta e o aspecto lúdico no desenvolvimento da criatividade”. Revista do III Encontro Interdisciplinar de Letras da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, p. 312-319, 1992.
ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1976.
KHEDE, Sônia (Org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

III – MATEMÁTICA


Apresentação:

O ensino da Matemática, assim como das demais áreas, tem se transformado na direção de sua constituição como instrumento de cidadania, favorecendo e, antes, permitindo a ação concreta do homem no mundo. Saber Matemática é se apropriar de uma linguagem que garante uma visão mais abrangente da realidade. O acesso a esse saber deve ser meta prioritária da escola, possibilitando a democratização do ensino da matemática.
Segundo o educador colombiano Bernardo Toro (2000), algumas das competências fundamentais para a formação do cidadão no próximo milênio são: fazer cálculos e resolver problemas; analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações; compreender seu entorno social e atuar sobre ele. Não é através da simples apropriação de fórmulas prontas e da repetição de procedimentos, sem a sua compreensão, que o aluno desenvolverá tais competências. É preciso que ele se sinta capaz de imaginar, criticar, criar, construir, dar contra-exemplos, conjecturar, errar e acertar.
A Matemática, dentro dessa visão, deixa de ser um área do conhecimento estanque e isolada das demais para fazer parte do conjunto de conhecimentos necessários ao cidadão, interligando-se com as demais áreas. Ler uma notícia de jornal, por exemplo, exige que saibamos não só ler a língua portuguesa como também “ler” as mensagens veiculadas em linguagem matemática e outras.
As novas demandas da educação matemática, delineadas acima, buscam seus alicerces básicos em pesquisas recentes, como as realizadas por Parra e Saiz (1996), que posicionam o aprendiz como sujeito de sua aprendizagem, capaz de refletir sobre o objeto de estudo, elaborar diferentes hipóteses e construir estratégias de apropriação.
Além disso, um ensino, baseado em concepções sócio-construtivistas, busca, na dinâmica do cotidiano escolar, criar oportunidades de intervenção docente, possibilitando a construção dos conceitos matemáticos pela criança, a partir de sua relação com o outro e com o ambiente. A tarefa docente reveste-se do papel de mediação entre o conhecimento científico acumulado historicamente e as ações do aprendiz, que decorrem de seu conhecimento de mundo, agora reconhecido como conhecimentos prévios.
Para uma eficaz intervenção o professor deve compreender os processos de pensamento, os diferentes modos de explicar, de entender e de atuar na realidade, dentro do contexto cultural do próprio aprendiz, compreensão para a qual contribui a etnomatemática.
Para compreensão da realidade, na sociedade moderna, cujo desenvolvimento se apóia em crescente avanço tecnológico, é preciso, cada vez mais, comparar quantidades, compreendendo como as diferenças interferem nas relações; analisar gráficos e tabelas, que demonstram e caracterizam a realidade; medir, calcular, resolver problemas, entre outras competências fundamentais para o estar na sociedade. Por isso, elegemos como temas básicos o conhecimento dos números, das operações, das relações espaciais e das formas geométricas, das medidas e dos diferentes modos de organizar, divulgar e analisar a informação. Os conteúdos, relativos a esses temas, deverão ser selecionados e organizados levando-se em conta sua relevância social, o desenvolvimento intelectual da criança e a articulação entre os diferentes blocos de conteúdo.

A organização dos conteúdos, tradicionalmente, tem sido marcada pela linearidade e pela segmentação dos assuntos. No entanto, para que a aprendizagem possa ser significativa é preciso que os conteúdos sejam analisados e abordados de modo a formarem uma rede de significados. (BRASIL, 2001)

Há que se considerar que um conteúdo só terá significado para o aluno se este puder entender de que forma esse conhecimento se relaciona ao saber que ele traz para a escola. Daí, a prática da contextualização dos conteúdos ser vista como um agente facilitador do processo ensino-aprendizagem, na medida em que torna possível que alunos e professor compartilhem o sentido em que as noções, relações, propriedades e procedimentos matemáticos se aplicam a uma situação específica.
Apropriamo-nos, então, das seguintes linhas-mestras propostas nos PCNs como norteadores da ação pedagógica para o ensino da Matemática no Colégio Pedro II:
• direcionamento do ensino fundamental para a aquisição de competências básicas necessárias ao cidadão e não apenas voltadas para a preparação de estudos posteriores;
• importância do desempenho de um papel ativo do aluno na construção do seu conhecimento;
• ênfase na resolução de problemas, na exploração da Matemática a partir dos problemas vividos no cotidiano e encontrados nas várias disciplinas.
• importância de se trabalhar com um amplo espectro de conteúdos, incluindo-se, já no ensino fundamental, elementos de estatística, probabilidade e combinatória, para atender à demanda social que indica a necessidade de abordar esses assuntos;
• necessidade de levar os alunos a compreenderem a importância do uso da tecnologia e a acompanharem sua permanente renovação”.

Paulo Freire nos diz que “ensinar exige pesquisa” (1998) e, mais do que nunca, é dessa forma que o ensino de Matemática precisa ser visto: um objeto de pesquisa permanente que possa atender, de forma abrangente, à necessidade de formarmos cidadãos que atuem, efetivamente, no mundo.


Competências gerais do componente curricular:

• Estabelecer relações de ordem, semelhanças e diferenças para compreender e analisar a realidade.
• Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações.
• Reconhecer grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade e elaborar estratégias pessoais de medida.
·         Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para estimar resultados e expressá-los por meio de representações não necessariamente convencionais.
·         Identificar, reconhecer e interpretar os significados dos números em situações cotidianas que envolvam códigos numéricos, medidas e contagem.
·         Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidade, utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.
·         Resolver situações-problema e construir, a partir delas, os significados das operações fundamentais.
·         Desenvolver procedimentos de cálculo-mental, escrito, exato, aproximado – pela observação de regularidades e de propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultados.
·         Demonstrar interesse para investigar, explorar e interpretar informações obtidas a partir da leitura de gráficos e tabelas,  reconhecendo sua utilidade na vida cotidiana.
·         Valorizar a linguagem matemática como uma das formas de comunicar suas idéias.
·         Utilizar tecnologias contemporâneas.


Eixos conceituais norteadores:
·         Espaço e forma
·         Medidas
·         Lógica
·         Números
·         Operações
·         Tratamento da informação












Competências específicas/Habilidades/Conteúdos:

PRIMEIRO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

EIXO: ESPAÇO FORMA

·        Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações.
·        Estabelece relações de tamanho e forma para dimensionar o espaço.
o       Distinguir curvas abertas e fechadas  na representação de caminhos percorridos.
o       Diferenciar interior, exterior e fronteira, a partir de diferentes pontos de referência.
o       Estabelecer relações topológicas.


EIXO: MEDIDAS

·        Reconhecer grandezas mensuráveis, como comprimento, massa e capacidade e elaborar estratégias pessoais de medida.
·        Construir e ampliar noções de grandeza e medidas para estimar resultados e expressá-los por meio de representações não necessariamente convencionais.
o       Reconhecer e interpretar situações que envolvem medidas.
o       Utilizar estratégias pessoais para medir, explicando o procedimento usado.
o       Identificar unidades de tempo: dia, semana, mês e ano.
o       Utilizar calendários e agendas.
o       Reconhecer cédulas que circulam no Brasil.
o       Utilizar o sistema monetário em situações do cotidiano
 
  
EIXO: LÓGICA

·        Estabelecer  relações de ordem, semelhanças e diferenças para compreender e analisar a realidade.
·         Classificar e ordenar objetos, incluindo subclasses em classes de maior extensão.


EIXO: NÚMEROS

·         Identificar, reconhecer e interpretar significados dos números em situações cotidianas que envolvam códigos numéricos, medidas e contagens.
·         Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e  da linguagem matemática.
o       Reconhecer números no contexto diário.
o       Quantificar elementos de uma coleção utilizando diferentes estratégias: contagem, pareamento,  estimativa e correspondência de agrupamentos.
o       Identificar números em situações que envolvem contagem, ordenação e medição.
o       Comparar e ordenar coleções ela quantidade de elementos
o       Formular hipóteses sobre a grandeza numérica, pela identificação da quantidade de  algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica.
o       Ler, escrever, comparar e ordenar números familiares  de uso freqüente.
o       Contar em escalas ascendentes e descendentes de um em um.
o       Observar critérios que definem uma classificação de números (maior que, menor que, está entre)
o       Identificar regularidades na série numérica para nomear ler e escrever números menos freqüentes.


EIXO: OPERAÇÕES

·        Resolver situações-problema e construir a partir delas, os significados das operações fundamentais.
·        Desenvolver procedimentos de cálculo mental, escrito, exato e aproximado – pela observação de regularidades e de propriedades das operações e pela antecipação das operações e verificação dos resultados.
o       Analisar, interpretar, resolver e formular situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações:
-          Adição: juntar e acrescentar
-          Subtração: subtrair
o       Realizar adições e subtrações por meio de estratégias pessoais.
o       Utilizar sinais convencionais na escrita das operações (+, -, = )


EIXO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

·         Demonstrar interesse para investigar, explorar e interpretar informações obtidas a partir da leitura de tabelas e gráficos reconhecendo sua utilidade na vida cotidiana.
o       Participar da coleta e organização das informações.
o       Participar da elaboração de listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada e gráficos de barra.
 



·         Linhas fechadas e abertas
·         Fronteiras e regiões; interior e exterior
·         Relações topológicas: dentro/fora; perto/longe; em cima/embaixo; entre; direita/esquerda; na frente/atrás; acima; abaixo; ao lado








·         Medidas de comprimento, capacidade e massa.
·         Medidas de tempo: dia, semana, mês e ano.
·         Sistema Monetário










·         Relações de ordem e equivalência: grosso/fino, alto/baixo, maior/menor, ...
·         Classificação
·         Subclasse e inclusão
·         Classe complementar



·         Números naturais
o                   Conceito
o                   Função social
o                   Representação (leitura e escrita)
o                   Seqüência numérica (escalas ascendentes e descendentes)
o                   Relações de equivalência e de ordem


















·         Significados das operações:
o        adição: juntar e acrescentar
o        Subtração: subtrair
·         Cálculo mental












·         Listas
·         Tabelas simples e de dupla entrada
·         Gráficos  de barras


SEGUNDO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

EIXO : ESPAÇO FORMA

  • Perceber semelhanças  e  diferenças  entre  objetos  no
espaço, identificando  formas tridimensionais   ou   bidimensionais,  em situações que envolvam descrições orais, construções e representações.                      
  • Estabelecer relações de tamanho e forma para
 dimensionar o espaço.
    • Identificar a simetria em pessoas, objetos e figuras.
    • Identificar eixo de simetria.
    • Reconhecer sólidos geométricos no manuseio de objetos cotidianos.


EIXO: MEDIDAS

  • Reconhecer grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade, e elaborar estratégias pessoais de medida;
  • Construir e ampliar noções de grandeza de medida
para estimar resultados e expressa-los por meio de representações não necessariamente convencionais:                       
  • Reconhecer e interpretar situações que envolvem medidas;
  • Utilizar estratégias pessoais para medir, explicando o procedimento usado;
  • Utilizar instrumentos de medidas conhecidos – fita métrica, balança, recipientes de uso freqüente e termômetro;
  • Identificar unidades de tempo: dia, semana, mês, ano;
  • Utilizar calendários e agendas;
  • Estabelecer relações entre unidades de tempo: dia/semana; dia/mês; mês/ano;
  • Reconhecer as cédulas e moedas que circulam no Brasil;
  • Reconhecer possíveis trocas entre cédulas e moedas, em função de seus valores;
  • Utilizar o sistema monetário em situações do cotidiano.


 EIXO: NÚMEROS

  • Identificar, reconhecer e interpretar os  significados  dos
números em situações cotidianas que envolvam códigos numéricos, medidas e contagem.
  • Interpretar  e  produzir  escritas  numéricas,  levantando
hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidade, utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática;
    • Reconhecer o número no contexto diário;
    • Quantificar elementos de uma coleção utilizando diferentes estratégias: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos;
    • Identificar números em situações que envolvem contagens e medidas;
    • Identificar ordinais:
    • Agrupar quantidades  segundo diferentes critérios
    • Comparar e ordena coleções pela quantidade de elementos;
    • Ordenar grandezas pelo aspecto da medida;
    • Formular hipóteses sobre a grandeza numérica, pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica;
    • Ler, escrever, comparar e ordenar números familiares e freqüentes;
    • Observar critérios que definem uma classificação de números (maior que, menor que, estar entre);
    • Observar regras usadas em seriações (mais 1, mais 2, dobro, etc.);
    • Contar, em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, etc., a partir de qualquer número dado;
    • Identificar regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números menos freqüentes;
    • Ler, escrever, comparar, ordenar, compor e decompor notações numéricas pela compreensão das características do sistema de numeração decimal (base, valor posicional).



EIXO: OPERAÇÕES

  • Resolver situações-problema e construir, a partir delas,
os significados das operações fundamentais;
  • Desenvolver procedimentos de cálculo-mental, escrito,
exato, aproximado – pela observação de regularidades e de propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultados;
    • Analisar, interpretar, resolver e formular situações-
problema, compreendendo os significados das operações:
-          adição: juntar e acrescentar;
-          subtração::retirar,adicionar e comparar:
-          multiplicação: adicionar sucessivas vezes;   
    • Utilizar sinais convencionais na escrita das
operações (, ×, +, - , = );
    • Identificar  a   adição   e  subtração   como  
operações inversas.
    • Organizar   os   fatos   básicos   das   operações  
pela identificação de regularidades e propriedades;
    • Utilizar os fatos básicos no cálculo;
    • Realiza cálculo mental exato, utilizando a
decomposição das escritas numéricas.
o       Realizar adições e subtrações por meio de
estratégias pessoais e técnicas convencionais
o       Realizar multiplicações e  divisões por meio de
estratégias pessoais;
o        Fazer  estimativa para avaliar e adequar o resultado;              


EIXO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

  • Construir formas pessoais de registro para comunicar
informações coletadas;
  • Demonstrar interesse para investigar, explorar e
interpretar as informações obtidas a partir da leitura de gráficos e tabelas, reconhecendo sua utilidade na vida cotidiana.
    • Ler e interpretar informações contidas em imagens;
    • Coletar e organizar informações;
    • Criar registros pessoais para comunicar as informações coletadas;
    • Interpretar e elaborar listas, tabelas simples, de dupla entrada e gráficos de barra para comunicar uma informação;



·         Relações:dentro/fora; perto/longe; em cima/embaixo; ao lado.
  • Simetria.
  • Figuras planas: quadrado, retângulo, triângulo, círculo.
  • Sólidos geométricos: cubo, paralelepípedo, pirâmide, esfera, cilindro.






  • Medidas
    • de comprimento:
    • de capacidade:
    • de massa:
    • de tempo: dia, semana, mês, ano;
    • Sistema monetário















  • Números naturais
    • Conceito
    • Função social
    • Representação: leitura e escrita até  999
    • Seqüência numérica
    • Ordenação
    • Relações de equivalência e ordem


  • Números ordinais


  • Sistema de numeração
    • agrupamentos
    • base 10
    • valor posicional




















  • Significados das operações:
    • adição:juntar e acrescentar
    • subtração:retirar , adicionar e comparar 
    • multiplicação:adicionar sucessivas vezes






  • Relações de reversibilidade

  • Propriedades da adição

  • Algoritmo da adição
e subtração

  • Cálculo mental








  • Listas
  • Tabelas simples e de dupla entrada
·         Gráficos de barra













TERCEIRO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

EIXO: ESPAÇO FORMA

·         Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificar formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações.
·         Estabelecer relações de tamanho e forma para dimensionar o espaço.
o       Identificar semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados, paralelepípedos e retângulos, pirâmides e triângulos, esferas e círculos.
o       Classificar sólidos geométricos, segundo suas características.
o       Representar formas geométricas, mantendo seus elementos constituintes (retas e ângulos).
o       Construir alguns sólidos geométricos a partir de suas planificações.
o       Diferenciar algumas figuras planas pela forma.


EIXO: MEDIDAS
·         Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para estimar resultados e expressá-los por meio de representações não necessariamente convencionais.
o       Reconhecer e interpretar situações que envolvem medidas; utilizar estratégias pessoais para medir, explicando o procedimento usado.
o       Identificar unidades padronizadas para medir comprimento, capacidade, massa, e temperatura.
o       Utilizar instrumentos de medida conhecidos – fita métrica, balança, recipientes de uso freqüente e termômetro.
o       Identificar unidades de tempo: dia, semana, mês, ano, bimestre, semestre, década, hora e minuto
o       Utilizar calendários e agendas.
o       Estabelecer relações entre unidades de tempo: dia/semana, dia/mês, mês/ano, dia/hora, ano/década, hora/minuto.
o       Ler horas, comparando relógios digitais e de ponteiros.
o       Reconhecer as cédulas e moedas que circulam no Brasil.
o       Reconhecer possíveis trocas entre cédulas e moedas, em função de seus valores.
o       Utilizar o sistema monetário em situações do cotidiano.


EIXO: NÚMEROS
·         Identificar, reconhecer e interpretar os significados dos números em situações cotidianas que envolvam códigos numéricos, medidas e contagens.
·         Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidade, utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.
o       Ler, escrever, comparar e ordenar números familiares e freqüentes.
o       Observar critérios que definem uma classificação de números: maior que, menor que, estar entre; pares e ímpares.
o       Observar regras usadas em seriações (mais 1, mais 2, dobro, etc.).
o       Contar, em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, etc., a partir de qualquer número dado.
o       Identificar regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números menos freqüentes.
o       Ler, escrever, comparar e ordenar, compor e decompor notações numéricas pela compreensão das características do sistema de numeração decimal (base, valor posicional).


EIXO: OPERAÇÕES
·         Resolver situações-problema e construir, a partir delas, os significados das operações fundamentais.
·         Desenvolver procedimentos de cálculo mental, escrito, exato, aproximado, pela observação de regularidades e de propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultados.
o       Analisar, interpretar, resolver e formular situações-problema, compreendendo os significados das operações:
-          adição: juntar e acrescentar;
-          subtração: subtrair, adicionar e comparar;
-          multiplicação: adicionar sucessivas vezes e compor disposições retangulares;
-          divisão: repartir e medir;
o       Utilizar sinais convencionais na escrita das operações (+, -, x, ¸, =, (, ) ).
o       Identificar as operações inversas (adição/ subtração, multiplicação/ divisão).
o       Organizar os fatos básicos das operações pela identificação de regularidades e propriedades.
o       Utilizar os fatos básicos no cálculo.
o       Realizar cálculo mental exato e aproximado, utilizando a decomposição das escritas numéricas.
o       Realizar adições, subtrações e multiplicações por meio de estratégias pessoais e técnicas convencionais.
o       Realizar divisões por meio de estratégias pessoais.
o       Fazer estimativas para avaliar e adequar um resultado.
o       Aplicar estratégias de verificação e controle de cálculos utilizando a calculadora ou outros instrumentos.


EIXO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

  • Construir formas pessoais de registro para comunicar
informações coletadas;
  • Demonstrar interesse para investigar, explorar e
interpretar as informações obtidas a partir da leitura de gráficos e tabelas, reconhecendo sua utilidade na vida cotidiana.
    • Ler e interpretar informações contidas em imagens;
    • Coletar e organizar informações;
    • Criar registros pessoais para comunicar as informações coletadas;
    • Interpretar e elaborar listas, tabelas simples, de dupla entrada e gráficos de barra para comunicar uma informação;
    • Produzir textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.






  • Figuras planas: quadrado, retângulo, triângulo, círculo.
  • Sólidos geométricos: cubo, paralelepípedo, pirámide, esfera, cilindro, cone.













  • Medidas:
    • de comprimento: metro e centímetro
    • de capacidade: litro, mililitro
    • de massa: quilograma, grama
    • de tempo:dia, semana, mês, ano, bimestre, semestre, década, hora, minuto
    • Sistema monetário.











·         Números naturais
o        conceito,
o       função social,
o       representação: leitura e escrita até 9 999
o       seqüência numérica
o       ordenação
o       relações de equivalência e de ordem
  • Números pares e ímpares.
  • Números ordinais
  • Sistema de numeração:
    • agrupamentos
    • base 10
    • valor posicional
    •  princípio multiplicativo
    •  composição e decomposição em ordens e em unidades.







  • Significado das operações:
    • adição: juntar e acrescentar;
    • subtração: subtrair, adicionar e comparar;
    • multiplicação: adicionar sucessivas vezes, compor disposições retangulares e combinar elementos de duas coleções;
    • divisão: repartir e medir.

  • Relações de reversibilidade
  • Propriedades da adição e da multiplicação
  • Produto cartesiano
  • Algoritmos da ação, subtração e multiplicação (com multiplicador menor que 10)
  • Cálculo mental; estimativa.












  • Listas
  • Tabelas simples e de dupla entrada
·         Gráficos de barra














QUARTO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

EIXO: ESPAÇO FORMA

  • Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações.
  • Estabelecer relações de tamanho e forma para dimensionar o espaço.
    • Reconhecer semelhanças e diferenças entre corpos redondos, como a esfera, o cone, o cilindro e outros.
    • Reconhecer semelhanças e diferenças entre poliedros (como os prismas, as pirâmides e outros).
    • Identificar faces, vértices e arestas em poliedros.
    • Compor e decompor figuras tridimensionais, identificando diferentes possibilidades.
    • Explorar as planificações de algumas figuras geométricas.
    • Identificar figuras planas em formas tridimensionais.


EIXO: MEDIDAS

  • Reconhecer grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade, e elaborar estratégias pessoais de medida
  • Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para estimar resultados e expressa-los por meio de representações não necessariamente convencionais.
o       Comparar grandezas de mesma natureza utilizando unidades padronizadas e usuais de medida de comprimento, massa, capacidade, tempo e temperatura.
o       Utilizar instrumentos de medidas e procedimentos, em função do problema e da precisão do resultado.
o       Estabelecer relações entre unidades usuais de medida de uma mesma grandeza.
o       Realizar conversões usuais do sistema de medida que são decimais, utilizando as regras que são desse sistema.
o       Estabelecer relações entre o horário de início, de término e a duração de um evento ou acontecimento.
o       Reconhecer o perímetro como medida de contorno.
o       Calcular o perímetro de figuras desenhadas em malhas quadriculadas.
o       Reconhecer a área como medida de superfície.
o       Calcular a área de figuras desenhadas em malhas quadriculadas.
o       Utilizar o sistema monetário brasileiro em situação que envolva prestação, desconto, lucro e prejuízo.


EIXO: NÚMEROS

  • Identificar, reconhecer e interpretar os significados dos números em situações cotidianas que envolvam códigos numéricos, medidas e contagem.
  • Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades, utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática:
    • Reconhecer números naturais e racionais no contexto diário.
    • Ler, escrever, comparar, ordenar, compor e decompor números naturais de qualquer ordem ou grandeza, utilizando as regras do sistema de numeração decimal.
    • Identificar números ordinais.
    • Ler e escrever números do sistema de numeração romano.
    • Explorar os diferentes significados das frações em situações-problema: parte-todo e quociente.
    • Ler, escrever, comparar, ordenar, compor e decompor representações fracionárias de números racionais de uso freqüente, maiores, menores ou iguais ao inteiro.
    • Reconhecer que os números racionais admitem diferentes representações na forma fracionária.
    • Identificar e produzir frações equivalentes, pela observação de representações gráficas e de regularidades nas escritas numéricas.
    • Estender as regras do sistema de numeração decimal para compreender, ler e representar números racionais na forma decimal.
    • Formular hipóteses sobre a grandeza numérica, pela observação da posição dos algarismos na representação decimal de um número racional.
    • Comparar e ordenar números racionais na forma decimal.





EIXO: OPERAÇÕES

·         Resolver situações-problema e construir, a partir delas, os significados das operações fundamentais.
·         Desenvolver procedimentos de cálculo mental – escrito, exato, aproximado – pela observação de regularidades e de propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultados.
o       Analisar, interpretar, resolver e formular situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações envolvendo números naturais e racionais.
o       Observar critérios que definem uma classificação de números, de acordo com os resultados de uma operação (múltiplos e divisores).
o       Resolver as operações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais, com compreensão dos processos nelas envolvidos.
o       Realizar cálculo mental e escrito, utilizando a decomposição dos números e as propriedades das operações.
o       Utilizar critérios de divisibilidade como elementos facilitadores da divisão.
o       Utilizar estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso da reversibilidade da operação e uso da calculadora.
o       Decidir sobre a adequação do uso do cálculo mental – exato ou aproximado – ou da técnica operatória, em função do problema, dos números, das operações envolvidas.
o       Realizar adições e subtrações de números racionais na forma fracionária e decimal, por meio de estratégias pessoais e pelo uso de técnicas operatórias convencionais.


EIXO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

  • Construir formas pessoais de registro para comunicar informações coletadas.
  • Investigar, explorar e interpretar informações obtidas a partir da leitura de gráficos e tabelas, reconhecendo sua utilidade na vida cotidiana.
    • Coletar, organizar e descrever dados.
    • Ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada (por meio de listas, tabelas, diagramas e gráficos).
    • Construir essas representações.
    • Produzir textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.






  • Figuras planas e tridimensionais.
  • Elementos constituintes das figuras tridimensionais: faces, vértices e arestas.
  • Classificação de sólidos geométricos: corpos redondos e poliedros (prismas e pirâmides).














  • Medidas de:
o       comprimento: quilômetro, metro, centímetro e milímetro.
o       capacidade: litro e mililitro.
o       massa: quilograma, grama e tonelada.
o       tempo (aplicadas em cálculo de durações e em conversões): horas e minutos, décadas e séculos.
o       temperatura: graus.

  • Perímetro e área.

  • Sistema monetário: prestação, desconto, lucro e prejuízo










·     Sistema de Numeração Decimal:
o       representação (leitura e escrita).
o       seqüência numérica (escalas ascendentes e descendentes).
o       ordenação: antecessor e sucessor.
o       relações de equivalência e de ordem.
o       algarismos, ordens e classes.
o       princípio multiplicativo.
o       composição e decomposição em ordens e unidades.
  • Numeração romana.
  • Números racionais:
o       conceito.
o       representação numérica (leitura e escrita):
-          na forma fracionária (frações menores ou iguais ao inteiro).
-          na forma decimal (décimos e centésimos).
o       equivalência.
o       comparação e ordem.











  • Operações com números naturais:
o       significados das operações.
o       relações de reversibilidade.
o       propriedades da adição e da multiplicação.
o       algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão (com divisor menor que 10).
o   cálculo mental e estimativa.

  • Adição e subtração de números racionais.

  • Expressões numéricas.
















  • Listas
  • Tabelas simples e de dupla entrada
  • Diagramas
  • Gráficos de barra















QUINTO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

EIXO: ESPAÇO FORMA

·         Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações.
o       Identificar figuras poligonais e circulares nas superfícies planas das figuras tridimensionais.
o       Identificar semelhanças e diferenças entre polígonos, usando critérios como: forma e número de lados.
o       Compor e decompor figuras planas.
o       Identificar ângulos retos, agudos e obtusos em situações estáticas ou de movimentos.
o       Explorar paralelismo e perpendicularismo.
o       Classificar quadriláteros pela medida de seus lados e pelos seus ângulos.


EIXO: MEDIDAS

·         Estabelecer relações de tamanho e forma para dimensionar o espaço
·         Reconhecer grandezas mensuráveis, como comprimento, massa e capacidade e elaborar estratégias pessoais de medida.
·         Construir e ampliar noções de grandeza e medidas para estimar resultados e expressá-los por meio de representações não necessariamente convencionais.
o       Comparar grandezas de mesma natureza utilizando unidades padronizadas e usuais de medida de comprimento, massa, capacidade, tempo e temperatura.
o       Utilizar instrumentos de medida e procedimentos, em função do problema e da precisão do resultado.
o       Estabelecer relações usuais de medida de uma mesma grandeza.
o       Realizar conversões usuais do sistema de medida que são decimais, utilizando as regras que são desse sistema.
o       Utilizar medidas de tempo, empregando conversões simples.
o       Estabelecer relações entre o horário de início, de término e a duração de um evento ou acontecimento.
o       Reconhecer o perímetro como a medida do contorno de uma figura.
o       Reconhecer a área como medida de superfície.
o       Identificar o metro quadrado como medida de área.
o        Calcular o perímetro e a área de figuras desenhadas em malhas quadriculadas.


EIXO: NÚMEROS

·         Identificar, reconhecer e interpretar significados dos números em situações cotidianas que envolvam códigos numéricos, medidas e contagens.
·         Interpretar e produzir escritas numéricas, utilizando-se da escrita matemática.
o       Reconhecer números naturais e racionais no contexto diário.
o       Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer ordem ou grandeza, utilizando as regras do sistema de numeração decimal.
o       Explorar os diferentes significados das frações em situações-problema: parte-todo, quociente e razão.
o       Ler, escrever, comparar, ordenar , compor e decompor representações fracionárias de números, de uso freqüente, maiores, menores ou iguais ao inteiro.
o       Reconhecer que os racionais admitem diferentes representações na forma fracionária.
o       Identificar e produzir frações equivalentes, pela observação de representações gráficas e de regularidades nas escritas numéricas.
o       Comparar e ordenar números racionais na forma decimal.
o       Formular hipóteses sobre a grandeza numérica, pela observação da posição dos algarismos na representação decimal de um número racional.
o       Estender as regras do sistema de numeração decimal para compreender, ler e representar números racionais na forma decimal.
o       Relacionar a representação fracionária de um número racional à decimal.
o       Reconhecer o uso da porcentagem no contexto diário.
o       Localizar, na reta numérica, números racionais nas formas decimal e fracionária.


EIXO: OPERAÇÕES

·         Resolver situações-problema e construir a partir delas, os significados das operações fundamentais.
·         Desenvolver procedimentos de cálculo mental, escrito, exato e aproximado – pela observação de regularidades e de propriedades das operações e pela antecipação das operações e verificação dos resultados.
o       Analisar, interpretar, resolver e formular situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações envolvendo números naturais e racionais.
o       Resolver as operações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de algoritmos com compreensão dos processos nelas envolvidos.
o       Observar critérios que definem uma classificação de números, de acordo com os resultados de uma operação (múltiplos e divisores).
o       Realizar cálculo mental e escrito, utilizando a decomposição dos números e as propriedades das operações.
o       Utilizar critérios de divisibilidade como elementos facilitadores da divisão.
o       Utilizar estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso da reversibilidade da operação e uso da calculadora.
o       Decidir sobre a adequação do uso do cálculo mental – exato ou aproximado – ou da técnica operatória, em função do problema, dos números e das operações envolvidas.
o       Realizar adições e subtrações de números racionais na forma fracionária e decimal, por meio de estratégias pessoais e pelo uso de técnicas operatórias convencionais.
o       Determinar o produto e o quociente de números racionais na forma decimal por potências de 10, ou números menores que 9.
o       Realizar cálculos simples de porcentagem, utilizando diferentes estratégias.


EIXO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

·         Investigar, explorar e interpretar informações obtidas a partir da leitura de tabelas e gráficos reconhecendo sua utilidade na vida cotidiana.
·         Construir formas pessoais de registro para comunicar informações coletadas.
o       Coletar, organizar e descrever dados.
o       Ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada (por meio de listas, tabelas, diagramas e gráficos).
o       Produzir textos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.
o       Construir gráficos e tabelas com base em informações contidas em textos jornalísticos, científicos e outros.






·         Polígonos: definição, classificação quanto ao número de lados e suas medidas
·         Ângulos: reto, agudo e obtuso
·         Retas paralelas e perpendiculares










·         Medidas de comprimento: quilômetro, metro, centímetro e milímetro.
·         Medidas de superfície: metro quadrado e centímetro quadrado.
·         Perímetro.
·         Área




















·         Sistema de numeração decimal:
o       representação (leitura e escrita)
o       seqüência numérica (escalas ascendentes e descendentes)
o       ordenação; antecessor e sucessor
o       relações de equivalência e de ordem
o       algarismo, ordens e classes
o       valor absoluto; valor relativo
o       princípio multiplicativo
o       composição e decomposição em ordens e em unidades

·         Números racionais:
o                   Conceito
o                   Representação numérica (leitura e escrita)
-          na forma fracionária
-          na forma de número misto
-          na forma decimal
o                   Localização na reta numérica
o                   Equivalência e simplificação
o                   Comparação e ordenação
o                   Porcentagem









·         Números naturais:
o       Significados da adição, subtração, multiplicação e divisão
o       Propriedades: distributiva e associativa
o       Algoritmos
-          Da multiplicação com multiplicador igual ou maior que 10.
-          Da divisão com divisor menor, igual ou maior que 10.
o       Expressões numéricas

·         Números racionais:
o       Forma fracionária: adição, subtração e multiplicação de inteiro por fração
o       Forma decimal: adição, subtração e multiplicação

·         Cálculo mental

·         Cálculo de porcentagem















  • Listas
  • Tabelas simples e de dupla entrada
  • Gráficos (barras e setores)























Referências bibliográficas e bibliografia recomendada:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, 2001.
BRYANT, Terezinha Nunes Peter. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artmed, 2002.
DAVIS, Harold T. Computação: Tópicos de história da Matemática para uso em sala de aula.São Paulo: Atual, 1992.
DINIZ, Maria Ignez de Souza Vieira; SMOLE, Kátia Cristina Stocco. O conceito de ângulo e o ensino de Geometria. São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística da USP – Spec/Padet/Capes, 1993.
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1984.
_______; HOUSMAN, Lelie Baker. Crianças pequenas reinventam a aritmética: implicação da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2002.
_______; DECLARK, Georgia. Reinventando a aritmética. Campinas: Papirus, 1986.
LOPES, Maria Laura M. Leite; NASSER, Lilian (coords.). Geometria na era da imagem e do movimento. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática, UFRJ, Projeto Fundão, Spec/PADCT/Capes, 1996.
_______. Maria Laura M. Leite (coord.). Tratamento da informação: Explorando dados estatísticos e noções de probabilidade a partir das séries iniciais. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática, UFRJ, Projeto Fundão, Spec/PADCT/Capes, 1997.
PARRA, C.; SAIZ, I. (orgs.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
REGO, Rogéria Galdêncio do; REGO, Rômulo Marinho do. Matematicativa II. João Pessoa: Universitária – UFPB, 1999.
SANTOS, Vânia Maria Pereira; REZENDE, Jovana Ferreira (coord.). Números: linguagem universal. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática da UFRJ - Projeto Fundão - Spec/PADCT/Capes, 1996.
_______. (coord.). Avaliação de aprendizagem e raciocínio em Matemática: Métodos alternativos. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática da UFRJ – Projeto Fundão – Spec/PADCT/Capes, 1997.
SMOLE, Kátia T.; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.

IV – CIÊNCIAS NATURAIS


Apresentação:

O projeto político-pedagógico (PPP) do Colégio Pedro II para o ensino de ciências, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, tem como diretriz os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) propostos pelo Ministério da Educação. Segundo o PCN, os objetivos de Ciências Naturais para esse nível de ensino “são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica” (BRASIL, 2001a, p.39). Nessa perspectiva, consideramos que o ensino de ciências deva contribuir para:
  • a ampliação das explicações acerca dos fenômenos da natureza;
  • a reconstrução da relação homem/natureza, a partir da compreensão da apropriação indébita do ambiente pelo homem e do seu reconhecimento como parte integrante da natureza;
  • a reflexão sobre a ética implícita na relação entre ciências, sociedade e tecnologia;
  • o conhecimento do comportamento da natureza e do processo da vida;
  • o conhecimento do próprio corpo – a individualidade do corpo humano na formação da integridade pessoal;
  • a compreensão da saúde como valor pessoal e social;
  • a compreensão da sexualidade sem preconceitos;
  • o desenvolvimento das capacidades de refletir, questionar e agir, na busca de  soluções para problemas individuais e coletivos;
  • o desenvolvimento da capacidade investigativa na busca do conhecimento;
  • o desenvolvimento do respeito à vida e ao ambiente.
No que se refere aos conteúdos, elegemos não apenas conceitos, mas também procedimentos, valores e atitudes. Conforme o PCN de Ciências Naturais, destacamos nos conteúdos procedimentais aqueles que permitem a investigação, a comunicação e o debate de idéias, procedimentos essenciais ao processo de construção coletiva do conhecimento. Quanto aos conteúdos que envolvem atitudes e valores, apontamos como relevantes os que dizem respeito às relações dos seres humanos entre si e as relações entre os seres humanos e os demais seres, o conhecimento e o ambiente.
Temos também como intenção para o ensino de ciências que a apropriação do conhecimento científico e o desenvolvimento de autonomia no pensar e agir seja possível para todos os alunos. Para isso, é preciso considerar a relação de ensino e aprendizagem como uma relação entre sujeitos, na qual, tanto professores quanto alunos estejam envolvidos na compreensão dos fenômenos e suas transformações, bem como na formação de atitudes e valores. Assim, no espaço da sala de aula, os sujeitos devem interagir por meio da ação coletiva e do uso da linguagem. Nesse processo, a linguagem propicia diferentes movimentos.  Por um lado, permite que os estudantes comuniquem os significados atribuídos aos conhecimentos construídos e passe a ter em relação a eles uma consciência mais ampla, tanto de suas possibilidades como de suas lacunas. Por outro lado, a comunicação, por ser uma ação mútua, em que o ouvinte concorda, discorda e argumenta, permite a descentralização do sujeito à medida que leva ao exercício do ouvir e analisar outros pontos de vista. Além disso, incentiva o sujeito a buscar fundamentar suas opiniões antes de emiti-las. Admitir a importância dos processos de comunicação na construção do conhecimento escolar é reconhecer também a importância de se propor situações em que os alunos possam dialogar sobre práticas e teorias envolvidas na solução dos problemas. Entretanto, para que essa interação se faça, o aprendiz precisa estar envolvido ativamente no processo de aprendizagem, e um dos fatores indispensáveis a esse envolvimento é que os conhecimentos escolares sejam trabalhados em contextos reconhecidos pelos estudantes como significativos. Assim, faz-se necessário buscar a interação entre os conhecimentos escolares e os saberes cotidianos, valorizando diferentes práticas sociais e tornando a ciência mais próxima da realidade do aluno.
Destacamos que, nesse processo de correspondência entre os saberes, a intervenção do professor é fundamental, cabendo a ele:
  • orientar o caminho do estudante, criando situações de aprendizagem interessantes, significativas e variadas, como pesquisas, debates, trabalhos em grupo, estudo do meio, visitas a espaços não formais de educação etc;
  • fornecer informações por meios diversos (livros, enciclopédias, uso da Internet, conversas, palestras com especialistas, entrevistas etc), permitindo assim a reelaboração e ampliação dos conhecimentos prévios;
  • ouvir os alunos, valorizando diferentes formas de conhecimento;
  • tomar intervenções dos alunos sempre como proposições teóricas e, a partir daí, realizar questionamentos que explicitem contradições ou provoquem aprofundamento das reflexões;
  • propor articulações entre conceitos construídos para que, de forma coletiva, esses conceitos se organizem em um corpo de conhecimentos sistematizados.


Competências gerais do componente curricular:

·         ampliar seus conhecimentos científicos e tecnológicos, percebendo a relação desses conhecimentos com os saberes cotidianos;
·         analisar, de forma crítica, o potencial de transformação do conhecimento tecnológico, reconhecendo sua importância tanto para suprir necessidades humanas como para servir à preservação, conservação e reabilitação do ambiente;
·         reconhecer o papel de cada um – governantes e cidadãos – para a solução dos problemas ambientais;
·         compreender saúde como “construção permanente de cada indivíduo e da coletividade, que se expressa na luta pela ampliação do uso das potencialidades de cada pessoa e da sociedade, refletindo sua capacidade de defender a vida”  (BRASIL, 2001b, p.89);
·         compreender as relações que se estabelecem entre o homem e os outros elementos do meio e como essas relações interferem na vida e no planeta;
·         reconhecer a importância dos ciclos que ocorrem na natureza;
·         utilizar conceitos científicos associados à energia, matéria, transformação, sistema, espaço, tempo, equilíbrio e vida;
·         reconhecer a importância dos elementos da natureza e de suas interações para a manutenção da vida;
·         compreender-se como parte integrante da natureza e seu agente transformador;
·         conhecer o próprio corpo, compreendendo-o como um todo integrado.


Eixos conceituais norteadores:
·         Ambiente e seres vivos
·         Ser humano e saúde
·         Recursos tecnológicos


           






Competências específicas/Habilidades/Conteúdos:

PRIMEIRO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

EIXO  : AMBIENTE E SERES VIVOS

  • Investiga ambientes e seus elementos.
o       Observa ambientes e seus elementos para obter informações e investigar relações que ali se estabelecem.
o       Coleta no ambiente materiais necessários a uma investigação, de maneira não prejudicial aos seus elementos.

·         Reconhece acontecimentos cíclicos na vida dos seres vivos
    • Identifica fases de desenvolvimento dos seres vivos

·         Estabelece relações entre a sobrevivência de animais e vegetais e os elementos presentes em seu meio
o       Reconhece algumas características dos seres vivos que lhes permitem sobreviver em seu ambiente natural, como: tipo de sustentação, locomoção, adaptação para alimentação, cobertura do corpo e estratégia de defesa
o       Constata a influência de fatores ambientais (água, luz, calor, solo, etc) na vida dos seres, a partir de reações observadas no convívio com eles e em experimentações
o       Identifica transformações sofridas pelo ambiente e como elas interferem na vida dos seres

·         Reconhece-se como parte integrante e agente transformador do ambiente
    • Reconhece conseqüências de ações do homem sobre a natureza
    • Identifica ações que contribuam para a proteção e a conservação dos ambientes


EIXO: SER HUMANO E SAÚDE

  • Reconhece o corpo como instrumento de auto-expressão e comunicação
o       Identifica o corpo sendo constituído por partes com funções diversas
o       Nomeia partes do corpo
o       Reconhece diferentes possibilidades de atuação do corpo para expressar idéias e sentimentos

  • Orienta-se no espaço utilizando as relações espaciais
o       Explora o espaço físico através da observação
o       Percebe o corpo como ponto de referência para as direções

  • Descobre as possibilidades de atuação do corpo humano na exploração do ambiente
o       Experimenta, por meio do movimento, diferentes formas de ocupar o espaço
o       Reconhece os tipos de informações que são obtidas por meio da visão, do olfato, do paladar, da audição e do tato, utilizando-se de experimentação e/ou observação

  • Estabelece semelhanças e diferenças entre seres vivos
o       Compara o próprio corpo com o de outras pessoas apontando semelhanças e diferenças quanto a aspectos físicos e comportamentais
o       Compara seres humanos com outros seres, identificando semelhanças e diferenças entre eles, quanto a necessidades, comportamento, características do corpo e outros

  • Reconhece medidas básicas de preservação da saúde
o       Experimenta medidas que visem cuidados com o próprio corpo e com o corpo do outro
o       Reconhece atitudes saudáveis em relação à higiene corporal
o       Busca e formas de participação em ações coletivas que contribuam para a saúde individual e ambiental


EIXO: RECURSOS TECNOLÓGICOS

  • Reconhece a importância do uso racional de recursos naturais e tecnológicos
o       Identifica cuidados em relação ao ambiente em seu cotidiano
o       Deposita os resíduos em lugares corretos


·         Adota uma postura investigativa face a fenômenos físicos e químicos
o     Investiga as relações de diferentes materiais com a água, a luz e o calor





  • Elementos constituintes dos ambientes: água, solo, seres vivos e outros



  • Ciclo vital




  • Características externas de seres vivos


  • Necessidades dos seres em relação ao meio







  • Ação dos seres humanos na conservação do ambiente






  • Corpo humano







  • Orientação espacial



  • Percepção sensorial







  • Semelhanças e diferenças:
o       seres humanos entre si
o       seres humanos e outros seres





  • Higiene individual e ambiental









  • Água
  • Lixo




  • Fenômenos físicos
  • Fenômenos químicos











SEGUNDO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

EIXO  : AMBIENTE E SERES VIVOS

  • Estabelece relações (regularidades, semelhanças e diferenças) entre dois ou mais ambientes observados
o       Compara dois ou mais ambientes, a partir de dados levantados através de observação
o       Coleta no ambiente materiais necessários a uma investigação de maneira não prejudicial aos seus elementos
o       Relata algumas características comuns aos ambientes já observados e as características que os diferenciam
o       Representa por meio de palavras e/ou desenhos, recorte e colagem, maquetes, etc os resultados das investigações feitas sobre os ambientes e as conclusões obtidas sobre eles

·         Reconhece acontecimentos cíclicos na vida de seres vivos 
o       Ordena as fases do desenvolvimento de seres vivos
o       Compara as fases de desenvolvimento de diferentes seres, reconhecendo semelhanças e diferenças
o       Identifica o ciclo vital de seres vivos

·         Estabelece relações entre a sobrevivência de animais e vegetais e os elementos presentes em seu meio
o       Reconhece algumas características dos seres vivos que lhes permitem sobreviver em seu ambiente natural, como: tipo de sustentação, locomoção, adaptação para alimentação, cobertura do corpo e estratégia de defesa
o       Constata as influências dos fatores ambientais (água, luz, calor, solo, etc) na vida dos seres, a partir de reações observadas no convívio com eles e em experimentações
o       Identifica transformações sofridas pelo ambiente e como elas interferem na vida dos seres
o       Analisa as relações de dependência entre os seres vivos e demais elementos do ambiente


  • Estabelece semelhanças e diferenças entre seres vivos
    • Compara diferentes grupos de seres, identificando semelhanças e diferenças entre eles, quanto a comportamentos, necessidades, características do corpo e outros
    • Classifica os seres vivos conforme critérios de semelhança

·         Reconhece-se como parte integrante e agente transformador do ambiente
o       Reconhece conseqüências de ações do homem sobre a natureza
o       Identifica e pratica ações que contribuam para a proteção e a conservação dos ambientes
o       Identifica os variados usos da água em seu cotidiano
o       Discute sobre maneiras de se economizar água potável em sua casa e na escola


EIXO: SER HUMANO E SAÚDE

  • Orienta-se no espaço utilizando as relações espaciais
o       Explora o espaço físico através da observação
o       Percebe o corpo como ponto de referência para as direções

  • Descobre as possibilidades de atuação do corpo humano na exploração do ambiente
    • Reconhece os tipos de informações que são obtidas por meio dos sentidos, em situações de experimentação e/ou observação

  • Reconhece medidas básicas de preservação da saúde
o       Experimenta medidas que visem cuidados com o próprio corpo e com o corpo do outro
o       Reconhece atitudes saudáveis em relação à higiene corporal e alimentação
o       Reconhece alguns modos de transmissão e prevenção de doenças contagiosas
o       Busca e sugere formas de participação em ações coletivas que contribuam para a saúde individual e ambiental



EIXO: RECURSOS TECNOLÓGICOS

  • Reconhece a importância do uso racional de recursos naturais e tecnológicos
o       Identifica recursos naturais
o       Identifica prejuízos causados pela utilização indevida de recursos naturais
o       Identifica prejuízos causados pela utilização indevida de recursos tecnológicos

  • Reconhece o processo de produção de resíduos (lixo) como conseqüência do modo de vida dos seres humanos
    • Identifica os resíduos produzidos por si mesmo em sua casa, na escola e na sua comunidade
    • Identifica formas adequadas para destinação do lixo produzido

·         Adota uma postura investigativa face a fenômenos físicos e químicos
o         Investiga as relações de diferentes materiais com a água, a luz e o calor.

·         Relaciona algumas fontes de energia ao seu uso
o       Reconhece o Sol como principal fonte de luz e calor da Terra





  • Elementos constituintes dos ambientes: água, solo, ar, luz, calor, seres vivos










  • Ciclo vital






  • Características externas de seres vivos


  • Necessidades dos seres em relação ao meio


  • Adaptação dos seres ao ambiente.





  • Semelhanças e diferenças entre seres vivos






  • Ação dos seres humanos na conservação do ambiente


  • Uso racional da água






  • Orientação espacial




  • Percepção sensorial




  • Higiene individual e ambiental



  • Prevenção de doenças










  • Recursos naturais
  • Recursos tecnológicos




  • Lixo






  • Fenômenos físicos
  • Fenômenos químicos



  • Fontes de luz e calor























TERCEIRO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

EIXO: AMBIENTE E SERES VIVOS

  • Estabelece relações (regularidades, semelhanças e diferenças) entre dois ou mais ambientes observados
o       Compara dois ou mais ambientes, a partir de dados levantados através de observação
o       Coleta no ambiente materiais necessários a uma investigação de maneira não prejudicial aos seus elementos
o       Relata algumas características comuns aos ambientes já observados e as características que os diferenciam
o       Representa por meio de palavras e/ou desenhos, recorte e colagem, maquetes, etc os resultados das investigações feitas sobre os ambientes e as conclusões obtidas sobre eles

·         Identifica os acontecimentos cíclicos na vida dos seres vivos e na natureza
o       Ordena as fases do desenvolvimento de seres vivos
o       Descreve o ciclo vital dos seres vivos
o       Compara os ciclos vitais de diferentes seres, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles

·         Estabelece relações entre a sobrevivência de animais e vegetais e os elementos presentes em seu meio
    • Reconhece algumas características dos seres vivos que lhes permitem sobreviver em seu ambiente natural, como: tipo de sustentação, locomoção, adaptação para alimentação, cobertura do corpo e estratégia de defesa.
    • Constata as influências dos fatores ambientais (água, luz, calor, solo, etc) na vida dos seres, a partir de reações observadas no convívio com eles e em experimentações
    • Identifica transformações sofridas pelo ambiente e como elas interferem na vida dos seres
    • Analisa as relações de dependência entre os seres vivos e demais elementos do ambiente
    • Explica a interdependência entre os seres vivos a partir de relações alimentares e do desequilibro ecológico
    • Reconhece o papel dos seres vivos na fertilidade do solo (como decompositores), na produção de alimentos e na transmissão de doenças
    • Identifica os componentes do solo: areia, argila, húmus, água e ar, através da observação e da experimentação
    • Relaciona as características do solo às condições  ambientais (luminosidade, umidade, decomposição etc)
    • Identifica água e solo como ambientes de vida
    • Identifica formas como a água se apresenta na natureza

  • Estabelece semelhanças e diferenças entre seres vivos
    • Classifica os seres vivos conforme critérios de semelhança

·         Reconhece-se como parte integrante e agente transformador do ambiente
    • Reconhece conseqüências de ações do homem sobre a natureza.
    • Identifica e pratica ações que contribuam para a proteção e a conservação dos ambientes
    • Identifica os variados usos da água no seu cotidiano
    • Discute sobre maneiras de se economizar água potável em sua casa, na comunidade e na escola.



EIXO: SER HUMANO E SAÚDE

  • Orienta-se no espaço utilizando as relações espaciais
o       Percebe o corpo como ponto de referência para direções.

  • Reconhece medidas básicas de preservação da saúde
o       Relaciona medidas de preservação da saúde individual com medidas de preservação da saúde ambiental
o       Reconhece que a saúde está ligada à qualidade de vida
o       Busca e sugere formas de participação em ações coletivas que contribuam para a saúde individual e ambiental




EIXO: RECURSOS TECNOLÓGICOS

  • Reconhece a importância do uso racional de recursos naturais e tecnológicos
o       Investiga processos de obtenção de produtos (transformados ou não) utilizados pelo homem, instrumentos e/ou técnicas utilizadas nessa obtenção e os elementos naturais envolvidos nesse processo
o       Identifica prejuízos causados pela utilização indevida de recursos naturais e tecnológicos
o       Identifica formas adequadas para a utilização de recursos naturais e tecnológicos

  • Reconhece o processo de produção de resíduos (lixo) como conseqüência do modo de vida dos seres humanos
o       Identifica os resíduos produzidos por si mesmo em sua casa, na escola e na sua comunidade
o       Identifica formas adequadas para destinação do lixo produzido

·         Adota uma postura investigativa face a fenômenos físicos e químicos
o         Investiga as relações de diferentes materiais com a água, a luz e o calor.

  • Relaciona algumas fontes e formas de energia aos seus usos
o       Reconhece que o Sol é a principal fonte de luz e calor da Terra.
o       Identifica no seu dia a dia o uso das fontes de luz e calor: fogo e eletricidade.






  • Elementos constituintes dos ambientes: água, solo, ar, luz, calor, seres vivos










  • Ciclo vital








  • Características externas de seres vivos


  • Necessidades dos seres em relação ao meio

  • Adaptação dos seres ao ambiente.


  • Cadeia alimentar




  • Solo


  • Vida no solo e na água

  • Água na natureza


  • Classificação de seres vivos



  • Ação dos seres humanos no ambiente: degradação e conservação.

  • Uso racional da água








  • Orientação espacial


  • Saúde individual e ambiental












  • Recursos naturais



  • Recursos tecnológicos




  • Lixo






  • Fenômenos físicos
  • Fenômenos químicos




·         Fontes de luz e calor
















QUARTO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

EIXO: AMBIENTE E SERES VIVOS

  • Estabelece relações entre a sobrevivência de animais e vegetais e os elementos presentes em seu meio
    • Constata a presença do ar pela investigação de algumas de suas características
    • Estabelece relação entre a existência do oxigênio e do gás carbônico e a sobrevivência de animais e vegetais
    • Identifica formas como a água se apresenta na natureza
    • Descreve os múltiplos usos da água no cotidiano
    • Percebe que os seres vivos possuem água em seus corpos
    • Percebe o ciclo da água como garantia de sobrevivência para os seres
    • Reconhece que nos ambientes aquáticos existem seres vivos que podem ser transmissores de doenças
    • Discute sobre maneiras de se economizar água potável em sua casa, na comunidade e na escola.


  • Reconhece acontecimentos cíclicos na vida dos seres e na natureza
o       Relaciona as mudanças de estados físicos da água com a formação das chuvas
o       Percebe que a matéria e a energia do ambiente passam a fazer parte dos seres vivos e retornam ao ambiente
o       Reconhece que os seres vivos transformam materiais para obter a energia que necessitam por meio da respiração



  • Reconhece as alterações provocadas pelo ser humano no meio ambiente e suas implicações na vida dos seres vivos
o       Estabelece relações entre solo, água e seres vivos nos fenômenos de escoamento da água, erosão e fertilidade dos solos
o        Caracteriza causas e conseqüências da poluição da água, do ar e do solo
o       Evidencia comportamentos adequados à utilização racional da água e do solo
o       Reconhece diferentes formas de atuação (dos cidadãos e do Estado) para a resolução dos problemas ambientais


EIXO: SER HUMANO E SAÚDE

  • Reconhece aspectos de segurança alimentar e nutricional
o       Investiga aspectos culturais e educacionais dos hábitos alimentares para compreender as diversas influências na formação desses hábitos
o         Reconhece o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo
o       Identifica os grupos alimentares (construtores, energéticos e reguladores), seus componentes e suas funções no organismo humano.
o         Reconhece a nutrição como um conjunto de transformações sofridas pelos alimentos no corpo humano: digestão, absorção e transporte de substâncias e eliminação de resíduos.
o         Percebe a importância do aproveitamento de sobras e aparas dos alimentos para a saúde individual e ambiental
o       Analisa a composição dos produtos de uso diário, identificando os mais adequados à manutenção da saúde
o       Identifica relações entre condições saudáveis de alimentação, higiene pessoal e ambiental e a preservação da saúde humana.
o         Reconhece o direito de cada indivíduo e da coletividade à alimentação suficiente e de qualidade
o         Reconhece a importância do repouso e do lazer para a manutenção da saúde

  • Estabelece relações entre os diferentes sistemas para compreender o corpo como um todo integrado
    • Identifica, no corpo humano, a localização e a função simplificada de órgãos e sistemas relacionados à função de nutrição.
    • Identifica a digestão como processo de transformação dos alimentos em materiais mais simples
    • Descreve o trajeto e as transformações que os alimentos sofrem por ação dos movimentos do tubo digestivo e por ação de sucos digestivos
    • Descreve o trajeto do ar nas vias respiratórias
    • Relaciona os mecanismos de ventilação dos pulmões com as trocas gasosas entre pulmões e sangue
    • Identifica o papel do oxigênio no corpo humano para a obtenção de energia
    • Reconhece que o transporte de substâncias no corpo é feito por meio da circulação sangüínea
    • Reconhece a importância da eliminação de resíduos pelo organismo





  • Identifica limites e potencialidades de seu próprio corpo, compreendendo-o como semelhante, mas não igual aos demais, para desenvolver auto-estima e cuidado consigo próprio.
    • Relaciona a falta de asseio corporal e a falta de condições ambientais adequadas à ocorrência de doenças no ser humano
    • Reconhece diferentes formas de cuidado com o corpo para a manutenção da saúde
    • Busca e sugere formas de participação em ações coletivas que contribuam para a saúde da comunidade.


EIXO: RECURSOS TECNOLÓGICOS

  • Reconhece a importância do uso racional dos recursos naturais e tecnológicos
o       Identifica prejuízos causados pela utilização indevida de recursos naturais e tecnológicos
o       Reconhece a importância do saneamento básico para a qualidade de vida e a preservação do meio
o       Investiga as formas de captação, armazenamento e tratamento da água e sua destinação.
o       Investiga as formas de tratamento do lixo, relacionando-as à saúde da população

·         Adota uma postura investigativa face a fenômenos físicos e químicos
o       Investiga as relações em diferentes fenômenos observados







  • Ar



  • Água











  • Água


  • Energia







  • Ação dos seres humanos no meio ambiente













  • Alimentação











  • Saúde individual e ambiental













  • Corpo humano: funções de nutrição





















  • Promoção da saúde














  • Recursos naturais
  • Recursos tecnológicos








  • Fenômenos físicos
  • Fenômenos químicos





QUINTO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

EIXO: AMBIENTE E SERES VIVOS

  • Estabelece relações entre a sobrevivência de animais e vegetais e os elementos presentes em seu meio
o       Estabelece relação entre a existência do oxigênio e do gás carbônico e a sobrevivência dos seres
o       Estabelece relações de dependência entre a luz e os vegetais no processo de produção de alimento

  • Reconhece acontecimentos cíclicos na vida dos seres e na natureza
    • Identifica o alimento como uma das estratégias da natureza para passagem de matéria e energia de um ser para outro
    • Percebe que a matéria e a energia do ambiente passam a fazer parte dos seres vivos e retornam ao ambiente
    • Reconhece que os seres vivos transformam materiais para obter a energia que necessitam para viver através da respiração
    • Classifica os seres vivos tendo como critério as maneiras como obtêm o alimento

  • Reconhece as alterações provocadas pelo ser humano no meio ambiente e suas implicações na vida dos seres vivos
o       Caracteriza causas e conseqüências da poluição ambiental
o       Reconhece diferentes formas de atuação (dos cidadãos e do Estado) para a resolução dos problemas ambientais




EIXO: SER HUMANO E SAÚDE

  • Reconhece modos saudáveis de cuidados com o corpo e com o ambiente
    • Analisa a composição dos produtos de uso diário, identificando os mais adequados à manutenção da saúde
    • Identifica relações entre as condições ambientais, de alimentação e higiene pessoal com a preservação da saúde humana
    • Relaciona a falta de cuidados ambientais e higiene corporal com o contágio por vermes e microrganismos
    •   Reconhece a importância do repouso e do lazer para a manutenção da saúde
    • Identifica formas de transmissão e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis
    • Reconhece o direito ao atendimento adequado às necessidades de cada indivíduo e da coletividade
    •   Busca e sugere formas de participação em ações coletivas que contribuam para a saúde da comunidade

  • Estabelece relações entre os diferentes sistemas para compreender o corpo como um todo integrado
o       Identifica no corpo humano a localização e a função de órgãos e sistemas
o       Reconhece a relação entre os sistemas de nutrição
o       Identifica o papel do oxigênio no corpo humano para a obtenção de energia
o       Identifica a circulação sangüínea como meio de transporte de substâncias no corpo
o       Reconhece a importância da excreção de materiais para a limpeza e equilíbrio do organismo
o       Identifica a função de relação como forma de comunicação entre o ambiente interno do corpo humano e o ambiente externo
o       Reconhece a importância dos órgãos que participam da locomoção do corpo humano
o       Reconhece a reprodução como forma de perpetuação das espécies

  • Percebe os aspectos biológicos, afetivos e culturais na compreensão da sexualidade e suas manifestações nas diferentes fases da vida
    • Caracteriza e compara os aparelhos reprodutores (masculino e feminino), verificando as mudanças ocorridas no seu corpo durante a puberdade.
    • Estabelece relação entre aspectos biológicos, afetivos e culturais na compreensão da sexualidade.

EIXO: RECURSOS TECNOLÓGICOS

  • Reconhece a importância do uso racional dos recursos naturais e tecnológicos
o       Identifica prejuízos causados pela utilização indevida de recursos naturais e tecnológicos
o       Relaciona algumas fontes e formas de energia aos seus usos.
o       Identifica fontes alternativas de energia.
o       Reconhece a importância do saneamento básico para a qualidade de vida e a preservação do meio

·         Adota uma postura investigativa face a fenômenos físicos e químicos
o       Investiga as relações em diferentes fenômenos observados






  • Fotossíntese





  • Cadeia alimentar










  • Ação dos seres  humanos no ambiente









  • Medicação / drogas
  • Promoção da saúde

















  • Corpo humano: funções de nutrição, funções de relação, locomoção.












  • Reprodução




  • Sexualidade/reprodução humana
  • Sistema reprodutor








  • Recursos naturais
  • Recursos tecnológicos







  • Fenômenos físicos
  • Fenômenos químicos



Referências bibliográficas e bibliografia recomendada:

BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? SP: Ática, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília, 2001a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio ambiente e Saúde. Brasília, 2001b.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. Coleção Docência em formação: problemáticas transversais. São Paulo: Cortez, 2004.

DELIZOICOV, Demétrio, ANGOTTI, José André & PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Coleção Docência em formação: Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2002.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2003.

LOPES, Alice Casimiro. & MACEDO, Elisabeth. (orgs.). Currículo de ciências em debate. Campinas, SP: Papirus, 2004.











V – ESTUDOS SOCIAIS
“Basicamente, o que se pretende com as atividades de
Estudos Sociais é a construção da noção de vida em sociedade e
sua organização sócio-político-cultural, no espaço e no tempo,
encontrando seus fundamentos na História, Geografia, Sociologia,
Antropologia Cultural e Social, Economia e Política.”
Antunes, Aracy; Menandro, Heloísa;
Paganelli, Tomoko, 1993.
Apresentação:

Os princípios orientadores para esta proposta de ensino de Estudos Sociais são:
• garantia ao aluno do acesso ao conhecimento universal acumulado de forma global e menos fragmentada;
• estabelecimento das relações entre a vida cotidiana e a vida escolar, associando as experiências vividas pelo aluno ao campo conceitual trabalhado na escola;
• exercício da vivência cidadã para a construção da noção da vida em sociedade;
• estabelecimento da prática dialógica (professor/ aluno – aluno/aluno) como base para toda a ação pedagógica;
• valorização da pesquisa como caminho para a construção do conhecimento e leitura de mundo.

Na elaboração do Plano Geral de Ensino de 1988, o planejamento curricular, na área de Estudos Sociais, contou com a orientação da professora Tomoko Iyda Paganelli, de Didática e Prática de Ensino em Geografia e Metodologia de Estudos Sociais da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.
Ao longo do desenvolvimento e operacionalização daquele plano, vivenciamos um processo de avaliação permanente, o que nos levou a propor as mudanças agora apresentadas.
Aquele trabalho estava fundamentado numa abordagem linear dos conteúdos, partindo do pressuposto de que o aluno necessitava dominar certos conteúdos para a compreensão de outros. Neste sentido, nos planos de ensino, os conteúdos eram apresentados em progressão, numa estrutura em círculos concêntricos, em rígida condução da criança para passar pelas seguintes etapas: do mais próximo para o mais distante (espaço) e do mais recente para o mais remoto (tempo).
As mudanças propostas neste documento visam tornar esta abordagem mais flexível. Acredita-se que, para a aprendizagem se tornar significativa, os conteúdos devam ser analisados e abordados de maneira a constituírem uma rede de significados. Para apreender o significado de um objeto ou de um acontecimento é necessário vê-lo em suas relações com outros objetos ou acontecimentos. Tal fato evidencia os limites dos modelos lineares e hierárquicos de organização curricular que se baseiam na concepção de conhecimento como “acúmulo”, indicando a necessidade de romper essa linearidade e hierarquia.
O currículo deve ser, portanto, composto de uma pluralidade de pontos ligados entre si, por vários caminhos a serem seguidos. Nenhum ponto (ou caminho) deve ser privilegiado e/ou subordinado a um outro de forma única. Os caminhos percorridos não devem ser vistos como os únicos possíveis; um percurso pode passar por tantos pontos quantos necessários e, em particular, por todos eles.
Ao dotar de significação tal percurso, o estudo dos diferentes conteúdos torna-se justificado, não só pela sua qualidade, mas pela possibilidade de construção ativa das capacidades intelectuais para operar com símbolos, signos, idéias, imagens que permitem representar a realidade.
Como o espaço e/ou situação vivida pode não ser o real imediato, pois são muitos e variados os lugares e/ou situações com os quais os alunos têm contato (e, sobretudo, que são capazes de pensar sobre), a rígida hierarquia entre a passagem do nível local ao mundial deve ser reconsiderada; a compreensão de como a realidade local se relaciona com o contexto global é um trabalho que deve ser desenvolvido durante toda a escolaridade, de modo cada vez mais abrangente. O próprio processo de globalização pelo qual o mundo de hoje passa, ao mudar a dimensão do que é imediato, demanda uma compreensão maior das relações de interdependência existentes entre os lugares, bem como das noções de espacialidade e territorialidade intrínsecas a esse processo.
Uma abordagem curricular que considere tais preocupações pretende levar o aluno à compreensão de que ele é parte integrante do ambiente e da história, sofrendo e realizando transformações.
Reconhecemos que a criança possui uma bagagem própria de conhecimentos, da qual fazem parte todas as experiências por ela vivenciadas. Em casa, na rua, junto aos familiares, aos amigos ou mesmo por intermédio dos meios de comunicação, essa bagagem é cotidianamente enriquecida com novos conhecimentos. Essas informações formam a visão do mundo da criança, estruturando a sua representação de realidade; e é nela que a criança
vai encontrar subsídios para construir sua noção de identidade, como parte de uma família, sendo capaz de realizar a leitura da sociedade em que vive tornando-se seu agente participante e transformador.
Embora estejamos propondo novas abordagens para desenvolver o trabalho, o nosso objeto de estudo – a dinâmica da vida em sociedade no espaço e no tempo – permanece o mesmo; por isso mantivemos a denominação do componente curricular Estudos Sociais.
Se a dinâmica da vida em sociedade no espaço e no tempo é o que pretendemos, torna-se necessário buscar os fundamentos do trabalho a ser desenvolvido, não só na História e na Geografia (como propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais), como também na Sociologia, Antropologia Cultural e Social, Economia e Política.
Assim, foram selecionados quatro eixos conceituais organizadores das competências a serem desenvolvidas pelo aluno, ao longo dos Anos Iniciais: espaço, tempo, grupo social e cultura. A introdução deste último eixo, que não constava do antigo documento, deve-se a um acúmulo de observações e reflexões feitas durante esses anos.
Em relação à proposta metodológica, nos fundamentamos no princípio dialógico, que acreditamos dever existir na relação aluno-professor. Assim sendo, o trabalho desenvolve-se com a participação efetiva dos alunos, buscando suas experiências anteriores, capacitando-o a construir seu próprio conhecimento a partir das informações obtidas em diferentes fontes e nas relações sociais, travadas tanto no seu meio cultural como em outros.
Acreditamos também que os ambientes para a exploração da realidade não devam ficar restritos à sala de aula. Para melhor levantamento e aproveitamento das informações e/ou dados, no processo de construção do conhecimento, ressaltamos a importância de atividades como a excursão pedagógica. Dependendo da etapa do desenvolvimento do tema estudado, os alunos poderão, nas excursões pedagógicas, levantar ou confirmar hipóteses (suscitados por questões propostas), inferir conclusões (a partir dos dados observados no ambiente) ou descobrir novas possibilidades que gerem outras hipóteses.
A utilização de atividades que envolvam o estudo do meio possibilita (como cita o PCN) o desenvolvimento de um olhar indagador sobre o mundo; permite a compreensão de que as relações entre os homens se apresentam como específicas de determinada época e envoltas num contexto; conduz à percepção de que uma mesma realidade admite diversidade de interpretações e que as conclusões que o aluno conseguir organizar poderão ser admitidas como algumas dentre as possíveis para a leitura do mundo e da sociedade.

Competências gerais do componente curricular:

• Relacionar noções de diferença e semelhança, de continuidade e de permanência, no tempo e no espaço, para a constituição de uma identidade individual, coletiva e social.
• Compreender as diversas formas de relações sociais observando que as histórias individuais se integram e fazem parte do que se denomina História Nacional e de outros lugares.
• Apropriar-se de informações históricas relevantes, na intenção de:
o       estabelecer identidade e diferenças com os outros indivíduos e com grupos sociais presentes na realidade vivida;
o       formular algumas explicações para questões presentes e passadas.
• Conhecer histórias de outros tempos relacionadas ao espaço em que vive, possibilitando a compreensão de si mesmo e da vida coletiva de que faz parte.
• Interpretar paisagens, estabelecendo comparações e analisando as múltiplas relações entre sociedade e natureza de determinado lugar.


 Eixos conceituais norteadores:
·         Espaço
·         Tempo
·         Grupo social
·         Cultura
Ao longo do quadro a seguir, que relaciona as competências específicas aos conteúdos deste componente curricular, estes eixos não aparecerão discriminados. Este fato deve-se à própria concepção de estruturação deste plano que prevê uma inter-relação permanente entre estes elementos conceituais que constituem o estudo da dinâmica da vida em sociedade no espaço e no tempo.


Competências específicas/Habilidades/Conteúdos:

PRIMEIRO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

·      Identificar semelhanças e diferenças entre si e os demais integrantes do grupo ao qual pertence, em relação a:
o       características físicas;
o       modo de ser e de viver.
·      Expressar oralmente e representar graficamente essas semelhanças e diferenças.
·      Reconhecer-se como membro integrante dos grupos aos quais pertence.
·      Reconhecer cada membro desses grupos como agente social.
·      Reconhecer os diversos papéis sociais que desempenha enquanto membro dos diferentes grupos de convívio.
·      Reconhecer os diversos papéis sociais que o outro desempenha enquanto membro desses grupos.
·      Reconhecer a importância desses diversos papéis na organização social dos grupos.
·      Comparar diferentes formas de organização dos grupos sociais, reconhecendo que não há uma forma padrão.
·      Observar semelhanças e diferenças entre o modo de viver dos grupos de convívio e o de outros grupos, comparando costumes e hábitos.
·      Identificar as regras e as relações que estruturam os diferentes grupos sociais.
·      Comparar essas regras e relações.
·      Reconhecer a necessidade dos membros de um grupo cooperarem entre si para atingir objetivos comuns.
·      Reconhecer a importância das normas e regras para o funcionamento do grupo social.
·      Estabelecer regras para a convivência em grupo.


·         A criança.
·         A turma.
·         Regras da turma






·         Perceber as formas de organização dos espaços cotidianos (individual, coletivo, de permanências e de circulação).
·         Utilizar a observação e a descrição na leitura direta da paisagem.
·         Reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais de localização, orientação e distância, de modo a deslocar-se com autonomia.
·         Construir, ler e interpretar diferentes formas de representação do espaço.

·         O espaço da criança.
·         O espaço da turma.
·         Relações espaciais (dentro, fora, perto, longe, em cima, embaixo, entre, ao lado, em frente, atrás, direita, esquerda).
·          Localização e movimentação usando referenciais.
·         Diferentes formas de representação do espaço (desenhos, croquis, maquetes, plantas e mapas).


·         Valorizar a memória individual e coletiva, por relatos, documentos, objetos e fatos, como resgate de sua cultura.
·       Observar semelhanças e diferenças entre o modo de viver dos grupos de convívio e o de outros grupos, comparando costumes e hábitos.
·       Utilizar a memória individual e coletiva para reconstituir o passado em seus vários níveis.
·       Estabelecer relação entre as histórias individuais e a coletiva.
·         Ordenar fatos e acontecimentos numa sucessão, estabelecendo relações temporais tanto numa ordem linear como cíclica (antes/depois, remoto/próximo, simultaneamente, durante e recorrente).
·         Representar graficamente uma seqüência temporal por uma linha de tempo.
·         Localizar um ou mais fatos em uma seqüência temporal.
·         Relacionar fatos organizados em uma linha de tempo, estabelecendo relações de anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
·         Perceber que as relações de anterioridade e posterioridade são estabelecidas a partir de referenciais.
·         Constatar que determinados fatos e acontecimentos ocorrem ao mesmo tempo ou num mesmo intervalo de tempo.
·         Identificar o início e o fim de determinadas ações realizadas ou períodos de tempo.
·         Medir os intervalos de tempo contidos entre o início e o fim de uma ação realizada e/ou períodos de tempo, utilizando unidades de medida padronizadas ou não.
·         Comparar durações de tempo variadas.
·         Perceber a diferença entre o passar contínuo do tempo e a contagem ou quantificação que se faz sobre ele.
·         Perceber que uma determinada ação, desenvolvida num dado intervalo de tempo fisco, pode provocar, em diferentes indivíduos, variadas sensações de intensidade e duração.
·         Perceber variadas formas de utilização, relacionando-as com as diferentes culturas e atividades humanas.

·         A história do aluno
·         Tempo Cronológico
o       Dias da semana
o       Mês
o       Ano
o       Década 

·          Relações Temporais
o       anterioridade
o       posterioridade
o       simultaneidade
o       duração
o       recorrência











SEGUNDO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

·      Reconhecer-se como membro integrante dos grupos aos quais pertence.
·      Reconhecer cada membro desses grupos como agente social.
·      Reconhecer os diversos papéis sociais que desempenha enquanto membro dos diferentes grupos de convívio.
·      Reconhecer os diversos papéis sociais que o outro desempenha enquanto membro desses grupos.
·      Reconhecer a importância desses diversos papéis na organização social dos grupos.
·      Comparar diferentes formas de organização dos grupos sociais, reconhecendo que não há uma forma padrão.
·      Reconhecer que existe uma divisão de trabalho entre as pessoas.
·      Identificar permanências e transformações nas características dos diferentes grupos de convívio.
·         Valorizar a memória individual e coletiva, por relatos, documentos, objetos e fatos, como resgate de sua cultura.
·         Observar semelhanças e diferenças entre o modo de viver dos grupos de convívio e o de outros grupos, comparando costumes e hábitos.
·         Perceber que existem permanências e transformações de costumes e hábitos, nos diferentes grupos.
·      Reconhecer que certos costumes e hábitos familiares são oriundos dos modos de viver dos locais de origem dos membros da família e/ou dos seus antepassados.
·      Identificar o modo de viver das sociedades indígenas, comparando com o modo de viver do aluno.
·      Identificar a presença de diversas culturas no seu cotidiano.
·      Perceber que outros grupos e povos, próximos ou distantes no tempo e no espaço, constroem modos de vida diferenciados.
·      Identificar semelhanças e diferenças culturais existentes entre as manifestações dos diferentes grupos, nos diversos espaços, reconhecendo e valorizando a sua identidade.
·      Perceber a importância da escola na sua realidade social.
·      Conhecer outras maneiras de aprendizagem não-acadêmica.
·      Perceber variadas formas de utilização do tempo, relacionando-as coma as diferentes culturas e atividades humanas.
·      Identificar as regras e as relações que estruturam os diferentes grupos sociais.
·      Comparar essas regras e relações.
·      Reconhecer a necessidade dos membros de um grupo cooperarem entre si para atingir objetivos comuns.
·      Reconhecer a importância das normas e regras para o funcionamento do grupo social.
·      Estabelecer regras para a convivência em grupo.


·         Escola:
o       diferentes grupos e suas funções.
o       normas e regras.

·         Família:
o       diferentes tipos.
o       relações de parentesco.
o       papéis e funções dos elementos.
o       normas e regras familiares.
o       o dia a dia familiar.

·         As comunidades indígenas.




·         Perceber as formas de organização dos espaços cotidianos (individual, coletivo, de permanências e de circulação).
·         Utilizar a observação e a descrição na leitura direta da paisagem.
·         Reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais de localização, orientação e distância, de modo a deslocar-se com autonomia.
·         Construir, ler e interpretar diferentes formas de representação do espaço.
·         Identificar diferentes relações entre as pessoas e os lugares (as condições socioeconômicas, as relações afetivas e a identidade cultural e a história do lugar).
·         Reconhecer as permanências e as transformações ocorridas nos seus espaços cotidianos, observando a interferência dessas relações na qualidade de vida.
·         Reconhecer a importância de uma atitude de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.
·         Identificar semelhanças e diferenças culturais existentes entre as manifestações dos diferentes grupos, nos diversos espaços, reconhecendo e valorizando a sua identidade.
·         Compreender a história como um processo coletivo, em que todos estão incluídos, influenciando a ação das pessoas e por ela sendo influenciados.


·         O espaço escolar.
·         O espaço familiar.
·         Relações espaciais (dentro, fora, perto, longe, em cima, embaixo, entre, ao lado, em frente, atrás, direita, esquerda).
·         Localização e movimentação usando referenciais.
·         Diferentes formas de representação do espaço (desenhos, croquis, maquetes, plantas e mapas).

·         Valorizar a memória individual e coletiva, por relatos, documentos, objetos e fatos, como resgate de sua cultura.
·         Observar semelhanças e diferenças entre o modo de viver dos grupos de convívio e o de outros grupos, comparando costumes e hábitos.
·         Perceber que existem permanências e transformações de costumes e hábitos, nos diferentes grupos.
·      Perceber a importância da escola na sua realidade social.
·      Conhecer outras maneiras de aprendizagem não-acadêmica.
·         Utilizar a memória individual e coletiva para reconstituir o passado em seus vários níveis.
·         Estabelecer relação entre as histórias individuais e a coletiva.
·         Ordenar fatos e acontecimentos numa sucessão, estabelecendo relações temporais tanto numa ordem linear como cíclica (antes/depois, remoto/próximo, simultaneamente, durante e recorrente).
·         Representar graficamente uma seqüência temporal por uma linha de tempo.
·         Localizar um ou mais fatos em uma seqüência temporal.
·         Relacionar fatos organizados em uma linha de tempo, estabelecendo relações de anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
·         Perceber que as relações de anterioridade e posterioridade são estabelecidas a partir de referenciais.
·         Constatar que determinados fatos e acontecimentos ocorrem ao mesmo tempo ou num mesmo intervalo de tempo.
·         Identificar o início e o fim de determinadas ações realizadas ou períodos de tempo.
·         Medir os intervalos de tempo contidos entre o início e o fim de uma ação realizada e/ou períodos de tempo, utilizando unidades de medida padronizadas ou não.
·         Comparar durações de tempo variadas.
·         Perceber a diferença entre o passar contínuo do tempo e a contagem ou quantificação que se faz sobre ele.
·         Perceber que uma determinada ação, desenvolvida num dado intervalo de tempo fisco, pode provocar, em diferentes indivíduos, variadas sensações de intensidade e duração.
·         Perceber variadas formas de utilização, relacionando-as com as diferentes culturas e atividades humanas.


·         A história do Colégio.
·         A escola: ontem e hoje.
·         Tempo Cronológico
o       Dias da semana
o       Mês
o       Ano
o       Década 

·          Relações Temporais
o       anterioridade
o       posterioridade
o       simultaneidade
o       duração
o       recorrência











TERCEIRO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

·         Reconhecer que existe uma divisão de trabalho entre as pessoas.
·         Reconhecer a importância do trabalho e a interdependência entre as diferentes atividades profissionais.
·         Conhecer e saber descrever o trabalho de diversas profissões.
·         Valorizar todos os tipos de trabalho.
·         Reconhecer semelhanças e diferenças entre esses trabalhos e locas observados.
·         Identificar seus direitos e deveres, como criança e cidadão, dentro dos grupos em que vive, a partir da prática social.
·         Perceber que nem todos têm seus diretos respeitados e nem todos cumprem os seus deveres.
·         Constatar conseqüências para o indivíduo ou a sociedade gerados pelo não cumprimento desses deveres e o desrespeito a esses direitos.
·         Conhecer direitos sociais da criança e do adolescente.
·         Reconhecer, no seu cotidiano, situações em que esses diretos sejam respeitados ou não.



·         Trabalho humano
o       profissões
o       tipos de trabalho
o       produtos do trabalho
o       locais de produção
o       processos de produção
o       trabalho infantil
o       economia informal
o       profissões e trabalho no passado e no presente

·         Perceber as formas de organização dos espaços cotidianos (individual, coletivo, de permanências e de circulação).
·         Utilizar a observação e a descrição na leitura direta da paisagem.
·         Reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais de localização, orientação e distância, de modo a deslocar-se com autonomia.
·         Construir, ler e interpretar diferentes formas de representação do espaço.
·         Identificar diferentes relações entre as pessoas e os lugares (as condições socioeconômicas, as relações afetivas e a identidade cultural e a história do lugar).
·         Reconhecer as permanências e as transformações ocorridas nos seus espaços cotidianos, observando a interferência dessas relações na qualidade de vida.
·         Reconhecer a importância de uma atitude de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.
·         Valorizar a memória individual e coletiva, por relatos, documentos, objetos e fatos, como resgate de sua cultura.
·         Observar semelhanças e diferenças entre o modo de viver dos grupos de convívio e o de outros grupos, comparando costumes e hábitos.
·         Perceber que existem permanências e transformações de costumes e hábitos, nos diferentes grupos.
·         Reconhecer que o trabalho humano é um dos fatores que ocasionam a transformação da natureza.
·         Identificar semelhanças e diferenças culturais existentes entre as manifestações dos diferentes grupos, nos diversos espaços, reconhecendo e valorizando a sua identidade.
·         Utilizar a memória individual e coletiva para reconstituir o passado em seus vários níveis.
·         Estabelecer relação entre as histórias individuais e a coletiva.
·         Compreender a história como um processo coletivo, em que todos estão incluídos, influenciando a ação das pessoas e por ela sendo influenciados.


·         O bairro da escola
o       a escola e seus arredores.
o       o uso do solo.
o       pontos de referência e principais ruas do bairro.
o       problemas do bairro e soluções.
o       a ocupação do bairro em diferentes épocas.

·          Bairros do município do Rio de Janeiro
·         Vizinhança, inclusão espacial.
·         Relações espaciais (dentro, fora, perto, longe, em cima, embaixo, entre, ao lado, em frente, atrás, direita, esquerda).
·          Localização e movimentação usando referenciais.
·         Diferentes formas de representação do espaço (desenhos, croquis, maquetes, plantas e mapas).

·         Ordenar fatos e acontecimentos numa sucessão, estabelecendo relações temporais tanto numa ordem linear como cíclica (antes/depois, remoto/próximo, simultaneamente, durante e recorrente).
·         Representar graficamente uma seqüência temporal por uma linha de tempo.
·         Localizar um ou mais fatos em uma seqüência temporal.
·         Relacionar fatos organizados em uma linha de tempo, estabelecendo relações de anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
·         Perceber que as relações de anterioridade e posterioridade são estabelecidas a partir de referenciais.
·         Constatar que determinados fatos e acontecimentos ocorrem ao mesmo tempo ou num mesmo intervalo de tempo.
·         Identificar o início e o fim de determinadas ações realizadas ou períodos de tempo.
·         Medir os intervalos de tempo contidos entre o início e o fim de uma ação realizada e/ou períodos de tempo, utilizando unidades de medida padronizadas ou não.
·         Comparar durações de tempo variadas.
·         Perceber a diferença entre o passar contínuo do tempo e a contagem ou quantificação que se faz sobre ele.
·         Perceber que uma determinada ação, desenvolvida num dado intervalo de tempo fisco, pode provocar, em diferentes indivíduos, variadas sensações de intensidade e duração.
·         Perceber variadas formas de utilização, relacionando-as com as diferentes culturas e atividades humanas.


·         Tempo Cronológico
o       Dias da semana
o       Mês
o       Ano
o       Década 

·          Relações Temporais
o       anterioridade
o       posterioridade
o       simultaneidade
o       duração
o       recorrência






QUARTO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

·         Reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais de localização, orientação e distância, de modo a deslocar-se com autonomia, formas de representação do espaço.
·         Construir, ler e interpretar diferentes formas de representação do espaço.
·         Observar que a linguagem cartográfica tem uma simbologia própria.
·         Reconhecer a necessidade de indicadores de direção, distância e proporção na confecção de diferentes tipos de mapas para garantir a legibilidade das informações.
·         Utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese, na coleta e tratamento da informação mediante diferentes fontes.

·         Lugares:
o       o espaço conhecido do aluno:
o       os bairros da cidade do Rio de Janeiro;
o       o município do Rio de Janeiro;
o       outros municípios do  Estado do Rio de Janeiro.

·         Determinação desses lugares por:
o       inclusão;
o       vizinhança;
o       direções cardeais e colaterais.

·         Localização e movimentação usando referenciais.

·         Diferentes formas de representação do espaço (desenho, croqui, maquetes, plantas e mapas).

·         A representação dos elementos do espaço: os símbolos, as cores e as curvas de níveis.


·         Utilizar a observação e a descrição na leitura direta da paisagem.
·         Reconhecer e localiza as características da paisagem local e compara-as com as outras paisagens.
·         Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens e na estruturação da vida em sociedade.
·         Comparar as ações do homem e da natureza na formação de diferentes paisagens.
·         Identificar as transformações ocorridas na natureza, pela ação do homem, e suas conseqüências.
·         Estabelecer relações entre as ações humanas e a qualidade do meio ambiente.
·         Valorizar práticas que demonstrem a preocupação com a qualidade do meio ambiente.
·         Utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese, na coleta e tratamento da informação mediante diferentes fontes.

·         Os elementos visíveis (naturais e humanos) do Município do Rio de Janeiro;
o       as áreas altas e baixas, planas e as elevações (morro, colina) e as ilhas;
o       as águas (rios, lagoas, mares e oceanos);
o       a vegetação natural e introduzida pelo homem;
o       as edificações, vias de circulação de produtos;
o       as atividades econômicas: o trabalho e as transformações da natureza (atividades agrícolas e criação; extração mineral e produção industrial);
o       os habitantes.


·         Ordenar fatos e acontecimentos numa sucessão, estabelecendo relações temporais tanto numa ordem linear como cíclica (antes/depois,remoto/próximo, simultaneamente, durante e recorrente).
·         Representar graficamente uma seqüência temporal por uma linha de tempo.
·         Localizar um ou mais fatos em uma seqüência temporal.
·         Relacionar fatos organizados em uma linha de tempo, estabelecendo relações de anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
·         Perceber que as relações de anterioridade e posterioridade são estabelecidas a partir de referenciais.
·         Constatar que determinados fatos e acontecimentos ocorrem ao mesmo tempo ou num mesmo intervalo de tempo.
·         Identificar o início e o fim de determinadas ações realizadas ou períodos de tempo.
·         Medir os intervalos de tempo contidos entre o início e o fim de uma ação realizada e/ou períodos de tempo, utilizando unidades de medida padronizadas ou não.
·         Comparar durações de tempo variadas.
·         Perceber a diferença entre o passar contínuo do tempo e a quantificação que se faz sobre ele.


·         Contagem do tempo histórico:
o                noção de século;
o                noção de períodos históricos

  • Relações temporais:
o       anterioridade,
o       posterioirdade,
o       simultaneidade,
o       duração
o       recorrência.

  • Identificar aspectos econômicos, políticos e sociais da vida cotidiana da sociedade da cidade do Rio de Janeiro, em épocas passadas e presentes.
  • Identificar as relações de poder estabelecidas entre a cidade do Rio de Janeiro e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos.
  • Reconhecer relações sociais, econômicas e culturais que sua coletividade estabelece ou estabeleceu com outras localidades, no presente e no passado.
  • Observar as permanências e transformações ocorridas na dinâmica da vida social ao longo do tempo.
  • Caracterizar as relações e condições de trabalho em diferentes épocas da história da cidade do Rio de Janeiro, do Estado e do País.
  • Valorizar a memória individual e coletiva, por relatos, documentos, objetos e fatos como resgate de sua cultura.
  • Perceber que existem permanências e transformações de costumes e hábitos, nos diferentes grupos.
  • Utilizar a memória individual e coletiva para reconstituir o passado em seus vários níveis.
  • Estabelecer relação entre as histórias individuais e coletivas.
  • Compreender a história como um processo coletivo, em que todos estão incluídos, influenciando a ação das pessoas e por ela sendo influenciados.
  • Reconhecer a presença de alguns elementos do passado no presente, projetando a sua realidade numa dimensão histórica, identificando a participação de diferentes sujeitos, obras e acontecimentos, de outros tempos, na dinâmica da vida atual.
  • Caracterizar determinadas épocas ou períodos históricos da sociedade brasileira, a partir da análise de alguns aspectos do cotidiano da cidade do Rio de Janeiro.
  • Reconhecer permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas de diferentes grupos sociais, no tempo.
  • Identificar determinados marcos que demonstram mudanças pelas quais o tempo pode ser demarcado dentro de sua duração infinita.
  • Utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas da história de nossa sociedade.
  • Utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese, na coleta e tratamento da informação mediante diferentes fontes.


  • As grandes navegações.
  • A chegada dos portugueses.
  • Os primeiros habitantes.
  • Noção de Colônia.
  • O contexto de fundação da cidade do Rio de Janeiro.
  • A expansão inicial (a cidade no Morro do Castelo e a posterior ocupação da várzea).
  • A transferência da capital do país para o Rio de Janeiro: transformações da vida da cidade.
  • A transferência da capital do país para o Rio de Janeiro: transformações da vida da cidade.
  • As transformações físicas, econômicas, culturais e sociais ocorridas com a vinda da Família Real Portuguesa para o Rio de Janeiro.
  • As transformações ocorridas no Rio de Janeiro a partir da Independência.
  • Noção de Império.
  • Proclamação da República.
  • Noção de República.
  • A “modernização” da cidade no início do século XX: os desmontes, a Campanha Sanitarista de Oswaldo Cruz, construção da Avenida Central, o “bota-abaixo”, a Cinelândia e a expansão da cidade em direção às zonas norte e sul.

  • Caracterizar a organização social e política administrativa da cidade do Rio de Janeiro, relacionando-a com o Estado do Rio de Janeiro e com o país.
  • Identificar os principais órgãos prestadores de serviços públicos na cidade do Rio de Janeiro.
  • Analisar algumas soluções apresentadas pelo poder público e as diferentes organizações da sociedade para os problemas identificados.
  • Propor alternativas para a solução desses problemas.
  • Reconhecer como as decisões tomadas pelos representantes dos diferentes poderes político- administrativos influem na vida da pessoas.
  • Vivenciar situações nas quais as soluções propostas para a resolução dos problemas possam ser aplicadas.
  • Compreender a finalidade dos tributos recolhidos pelo poder público.
  • Identificar o processo de eleições diretas como um processo democrático de escolha dos representantes dos diferentes poderes político- administrativos.
  • Identificar as principais atividades exercidas pelos membros dos diferentes poderes político - administrativos.
  • Compreender o processo de construção histórica dos direitos de cidadania.
  • Perceber que é no exercício dos direitos e deveres de cidadania que acontece a participação efetiva na vida social.
  • Exercer, de forma autônoma e crítica, sua cidadania nos grupos sociais a que pertence, a partir da clareza e compreensão de seus direitos e deveres.
  • Identificar as condições de sua participação como cidadão.
  • Utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese, na coleta e tratamento da informação mediante diferentes fontes.


  • O município do Rio de Janeiro hoje:
o       a população;
o       a cidadania: direitos e deveres;
o       as necessidades e problemas (saúde, educação, água, esgoto, luz, transporte, segurança, etc)
o       as organizações da população (profissionais, culturais, associações de moradores);
o       a Administração Municipal e suas relações com as organizações da população.








QUINTO ANO

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDOS

  • Reconhecer, no seu cotidiano, os referências de localização, orientação e distância, de modo a deslocar-se com autonomia.
  • Construir, ler e interpretar diferentes formas de representação do espaço.
  • Observar que a linguagem cartográfica tem uma simbologia própria.
  • Reconhecer a necessidade de indicadores de direção, distância e proporção na confecção de diferentes tipos de mapas para garantir a legibilidade das informações.
  • Identificar diferenças regionais do Brasil, considerando os aspectos da espacialização e especialização do trabalho, a interdependência entre as cidades e o campo, os elementos biofísicos da natureza, os limites e as possibilidades dos recursos naturais.
  • Utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese, na coleta e tratamento da informação mediante diferentes fontes.

  • Lugares:
o       os municípios do Rio de Janeiro.
o       o Estado do Rio de Janeiro em relações às regiões do Brasil.
o       o Brasil em relação ao continente.
o       o Continente Americano em relação ao mundo.
  • Determinação desses lugares por:
o       inclusão;
o       vizinhança;
o       direções cardeais e colaterais.
o       coordenadas.
  • Localização e movimentação usando referenciais.
  • Diferentes formas de representação do espaço (desenho, croqui, maquetes, plantas e mapas).


  • Utilizar a observação e a descrição na leitura direta da paisagem.
  • Reconhece e localiza as características da paisagem local e compará-las com as outras paisagens.
  • Identificar diferenças regionais, considerando os aspectos da espacialização e especialização do trabalho, a interdependência entre as cidades e o campo, os elementos biofísicos da natureza, os limites e as possibilidades dos recursos naturais.
  • Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens na estruturação da vida em sociedade.
  • Reconhecer o papel das tecnologias na transformação e apropriação da natureza e na construção de paisagens distintas.
  • Compara as ações do homem e da natureza na formação de diferentes paisagens.
  • Identificar as transformações ocorridas na natureza, pela ação do homem, e suas conseqüências.
  • Estabelecer relações entre as ações humanas e a qualidade do meio ambiente.
  • Valorizar práticas que demonstrem a preocupação com a qualidade do meio ambiente.
  • Utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese, na coleta e tratamento da informação mediante diferentes fontes.
  • Compreender as funções que o transporte e a comunicação assumem nas relações entre os grupos que ocupam diferentes localidades do município, do estado e do país.
  • Reconhecer a importância da troca de produtos e serviços entre diferentes localidades do município, estado e país.
  • Identificar os principais problemas enfrentados, atualmente, nas diversas atividades econômicas ocorridas na cidade do Rio de Janeiro.
  • Reconhecer que os aspectos econômicos e políticos afetam diretamente a vida cotidiana da sociedade.
  • Comparar o uso de técnicas e tecnologias por meio do trabalho humano, envolvendo modos de vida de diferentes grupos sociais.
  • Reconhecer o papel da informação e da comunicação nas dinâmicas existentes entre os grupos que ocupam as diferentes regiões do Brasil.


  • Os elementos visíveis (naturais e humanos) do Estado do Rio de Janeiro:
o       as áreas altas e baixas, planas e as elevações (morro, colina) e as ilhas;
o       as águas (rios, lagoas, mares e oceanos);
o       a vegetação: natural e introduzida pelo homem;
o       as edificações, vias e circulação de produtos;
o       as atividades econômicas: o trabalho e as transformações da natureza (atividades agrícolas e criação; extração mineral e produção industrial);
o       os habitantes;


·         Reconhecer que existem diferentes fontes históricas que podem ser utilizadas para formular algumas explicações para questões presentes e passadas.
·         Utilizar diferentes fontes para formular algumas explicações para questões passadas e presentes.
·         Valorizar a memória individual e coletiva, através de relatos, documentos, objetos e fatos, como resgate de sua cultura.
·         Utilizar a memória individual e coletiva para reconstituir o passado em seus vários níveis.
·         Utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese, na coleta e tratamento da informação mediante diferentes fontes.
  • Utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas da história de nossa sociedade.


  • Fontes históricas:
o       orais,
o       escritas,
o       iconográficas,
o       materiais,
o       documentais.

  • Ordenar fatos e acontecimentos numa sucessão, estabelecendo relações temporais (antes/depois, remoto/próximo, simultaneamente, durante e recorrente) tanto numa ordem linear como cíclica.
  • Representar graficamente uma seqüência temporal através de uma linha de tempo.
  • Localizar um ou mais fatos em uma seqüência temporal.
  • Relacionar fatos organizados em uma linha de tempo estabelecendo relações de anterioridade, posteridade e simultaneidade.
  • Perceber que as relações de anterioridade e posterioridade são estabelecidas a partir de referenciais.
  • Constatar que determinados fatos e acontecimentos ocorrem ao mesmo tempo ou num mesmo intervalo de tempo.
  • Identificar o início e o fim de determinadas ações realizadas ou períodos de tempo.
  • Medir intervalos de tempo contidos entre o início e o fim de uma ação realizada e/ou períodos de tempo, utilizando unidades de medida padronizada ou não.
  • Comparar durações de tempo variadas.
  • Perceber a diferença entre o passar contínuo do tempo e a contagem ou quantificação que se faz sobre ele.
  • Caracterizar determinadas épocas ou períodos históricos da sociedade brasileira, a partir da análise de alguns aspectos do cotidiano da cidade do Rio de Janeiro.
  •  Reconhecer permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidianas de diferentes grupos sociais, no tempo.
  • Identificar determinados marcos que demonstram mudanças pelas quais o tempo pode ser demarcado dentro de sua duração infinita.
  • Utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas da história de nossa sociedade.


  • Contagem do tempo histórico:
  •    diferentes calendários;
  •    início e fim de século;
  •    noção de milênio;
  •    divisões da história do país:  períodos históricos (Colônia, Império e República).

  • Relaçõestemporais :
o       anterioridade,
o        posterioridade,
o        simultaneidade,
o        duração
o       recorrência.


  • Identificar os grupos étnicos e sociais que, ao longo do tempo, constituíram o povo brasileiro.
  • Reconhecer que a formação do povo brasileiro é resultado de um processo de miscigenação entre esses grupos.
  • Reconhecer-se como integrante do povo brasileiro e, portanto, portador de características desses diferentes grupos.
·         Valorizar a memória individual e coletiva, através de relatos, documentos, objetos e fatos, como resgate de sua cultura.
·         Perceber que existem permanências e transformações de costumes e hábitos, nos diferentes grupos.
·         Identificar manifestações culturais dos grupos que constituem o povo brasileiro.
·         Reconhecer a presença de algumas dessas manifestações culturais no seu cotidiano.
·         Constatar a influência mútua sofrida pelas diferentes culturas, na formação do povo brasileiro.
·         Valorizar a diversidade cultural brasileira, atribuindo às suas variadas manifestações e contribuições o mesmo grau de importância.
  • Analisar relações estabelecidas entre grupos constituidores do povo brasileiro, identificando processos de confronto e dominação cultural.
  • Constatar as diversas formas de discriminação (étnica, etária, física, de gênero, econômica, etc.).
  • Conhecer e valoriza os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam com o espaço e como constituem a paisagem no qual se encontram inseridos.
  • Perceber variadas formas de utilização do tempo, relacionando-as com as diferentes culturas e atividades humanas.
  • Utiliza a memória individual e coletiva para reconstituir o passado em seus vários níveis.
  • Estabelecer relação entre as histórias individuais e a coletiva.
  • Compreender a história como um processo coletivo, em que todos estão incluídos, influenciando a ação das pessoas e por ela sendo influenciado.
  • Reconhecer a presença de alguns elementos do passado no presente, projetando a sua realidade numa dimensão histórica, identificando a participação de diferentes sujeitos, obras e acontecimentos, de outros tempos, na dinâmica da vida atual.
  • Analisar os processos de imigração e emigração na formação e organização da população brasileira, a partir dos grupos sociais aos quais pertence.
  • Utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese, na coleta e tratamento da informação mediante diferentes fontes.
  • Utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas da história de nossa sociedade.


  • Organização espacial e social das comunidades indígenas no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro no passado e no presente.
  • O índio na sociedade brasileira contemporânea.
  • A chegada dos portugueses: encontro de culturas.
  • Os africanos no Brasil.
o       comunidades africanas de origem.
o       chegada ao Brasil.
o       o escravismo colonial.
o       o negro na sociedade brasileira contemporânea.
  • A imigração a partir do século XIX.


  • Identificar aspectos econômicos, políticos e sociais da vida cotidiana da sociedade da cidade do Rio de Janeiro, em épocas passadas e presentes.
  • Identificar as relações de poder estabelecidas entre a cidade do Rio de Janeiro e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos.
  • Reconhecer relações sociais, econômicas, políticas e culturais que sua coletividade estabelece ou estabeleceu com outros grupos e/ou localidades, no presente e no passado.
  • Observar as permanências e transformações ocorridas na dinâmica da vida social ao longo do tempo.
  • Caracterizar as relações e condições de trabalho em diferentes épocas da história da cidade do Rio de Janeiro, do estado e do país.
  • Analisar os processos de imigração e emigração na formação e organização da população brasileira, a partir dos grupos sociais aos quais pertence.
·         Valorizar a memória individual e coletiva, através de relatos, documentos, objetos e fatos, como resgate de sua cultura.
·         Perceber que existem permanências e transformações de costumes e hábitos, nos diferentes grupos.
  • Comparar o uso de técnicas e tecnologias por meio do trabalho humano, envolvendo modos de vida de diferentes grupos sociais.
  • Reconhecer o papel das tecnologias na transformação e apropriação da natureza e na construção de paisagens distintas.
  • Utilizar a memória individual e coletiva para reconstituir o passado em seus vários níveis.
  • Estabelecer relação entre as histórias individuais e a coletiva.
  • Compreender a história como um processo coletivo, em que todos estão incluídos, influenciando a ação das pessoas e por ela sendo influenciado.
  • Reconhecer a presença de alguns elementos do passado no presente, projetando a sua realidade numa dimensão histórica, identificando a participação de diferentes sujeitos, obras e acontecimentos, de outros tempos, na dinâmica da vida atual.
·         Caracterizar determinadas épocas ou períodos históricos da sociedade brasileira, a partir da análise de alguns aspectos do cotidiano da cidade do Rio de Janeiro.
·          Reconhecer permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidianas de diferentes grupos sociais, no tempo.
·         Identificar determinados marcos que demonstram mudanças pelas quais o tempo pode ser demarcado dentro de sua duração infinita.
  • Utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas da história de nossa sociedade.
  • Utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese, na coleta e tratamento da informação mediante diferentes fontes.
·         Utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas da história de nossa sociedade.


  • Ocupação da Baixada Fluminense na Colônia:
o       pau-brasil e as feitorias;
o       a lavoura canavieira: os engenhos.

  • A sociedade do açúcar:
o       a organização espacial e social;
o       o cotidiano dos engenhos.

  • A produção açucareira: ontem e hoje.

  • A sociedade mineradora:
o       a organização espacial e social;
o       o cotidiano.

  • Os caminhos para as minas: caminho velho e o caminho novo.

  • A função da cidade do Rio de Janeiro: porto e a função administrativa.

  • A Independência do Brasil.

  • Ocupação territorial da Província no século XIX:
o       o café no Vale do Paraíba do Sul

  • A sociedade cafeeira:
o       a organização espacial e social;
o       o cotidiano.

  • Proclamação da República.

  • Produção industrial no Estado do Rio de Janeiro:
o       o processo da industrialização;
o       a organização espacial e social;
o       o cotidiano.


·         Caracterizar a organização social e político-administrativa da cidade do Rio de Janeiro, relacionando-a com o estado do Rio de Janeiro e com o país.
·         Identificar os principais órgãos prestadores de serviços públicos na cidade do Rio de Janeiro.
·         Analisar algumas soluções apresentadas pelo poder público e as diferentes organizações da sociedade para os problemas identificados.
·         Propor alternativas para a solução desses problemas.
·         Reconhecer como as decisões tomadas pelos representantes dos diferentes poderes político-administrativos influem na vida das pessoas.
·          Vivenciar situações nas quais as soluções propostas para a resolução dos problemas possam ser aplicadas.
·         Compreender a finalidade dos tributos recolhidos pelo poder público.
·         Identificar o processo de eleições diretas como um processo democrático de escolha dos representantes dos diferentes poderes político-administrativos.
·         Identificar as principais atividades exercidas pelos diferentes membros dos diferentes poderes político-administrativos.
·         Compreender o processo de construção histórica dos direitos de cidadania.
·         Perceber que é no exercício dos direitos e deveres de cidadania que acontece a participação efetiva na vida social.
·         Exercer, de forma autônoma e crítica, sua cidadania nos grupos sociais a que pertence, a partir da clareza e compreensão de seus direitos e deveres.
·         Identificar as condições de sua participação como cidadão.
  • Utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese, na coleta e tratamento da informação mediante diferentes fontes.


  • O Estado do Rio de Janeiro hoje:
o       a população;
o       a cidadania: direitos e deveres;
o       as necessidades e problemas ( saúde, educação, água, esgoto, luz, transporte, segurança, etc)
o       as organizações da população (profissionais, culturais, associação de moradores);
o       a Administração Estadual e suas relações com as organizações da população.






Referências bibliográficas e bibliografia recomendada:

ABREU, Maurício de A. Evolução Urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro,IPLAN RIO –Jorge Zahar Editor, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Estudos Sociais. Brasília, 1997.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília. DF: MEC, outubro de 2004.

CARVALHO, José Murilo de. Os Bestializados – O Rio de Janeiro e a República que não foi.Rio de janeiro. Companhia das Letras, 2006.

CRULLS, Gastão. Aparência do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Livraria José Olympio, 1965.

EDMUNDO, Luiz. O Rio de Janeiro do Meu Tempo. Rio de Janeiro:.Ed. Conquista, 1957.

PAGANELLI, Tomoko Iyda, ANTUNES, Aracy do Rego, MENANDRO, Heloísa Fesch. Estudos Sociais. Teoria e Prática. Rio de Janeiro. ACESS, 1993.

SOUZA, Marina de Mello. África e Brasil Africano. São Paulo. Ed. Ática, 2006.

·         Coleções e periódicos:

História da Vida Privada- Coleção dirigida por Fernando A.Novais- volumes 1, 2 e 3. São Paulo. Companhia das Letras , 2002.

NOSSO SÉCULO. São Paulo: Ed. Abril Cultural, 1985.

COLEÇÃO DO GLOBO 2000 – produto do Jornal O Globo, 2000.

JORNAL DO SÉCULO – Produto do Jornal do Brasil, 2000.