quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Pontos nodais - 4º ano

PONTOS NODAIS PARA A CONSTRUÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 4º ANO – 3ºTRIMESTRE (PIs e Provas finais)


Língua Portuguesa:
·        Tipos de textos: notícias, relatórios, literários (contos de aventura).
·        Localização de informações (parágrafo e período).
·        Estabelecimento de relações próximas num texto.
·        Percepção de inferências no texto.
·        Relação entre palavras e texto (vocabulário).
·        Depreensão de significado das palavras desconhecidas do texto a partir da leitura.
·        Pontuação e marcas de segmentação: ponto final, interrogação, exclamação, dois pontos, vírgula (datação, lista), reticências.
·        Parágrafos (convencionais) e diálogo.
·        Ortografia: formação de palavras, sons do “x”, regra do “m e n” (consolidação), regras de acentuação gráfica (oxítonos,  proparoxítonos).
·        Uso adequado de tempos verbais (presente, pretérito perfeito, futuro do presente – simples e composto).
·        Concordância nominal.
·        Concordância verbal.
·        Uso de marcadores temporais.
·        Uso de relações lógicas.
·        Substituição por sinônimos e outros.
·        Produção de textos instrumentais, contos, cartas, bilhetes.

Matemática:
·        Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais até centena de milhar.
·        Operações com números naturais: 
resolução de situações-problema envolvendo uma ou mais das seguintes operações: adição, subtração, multiplicação e divisão;
- algoritmos da adição, subtração, multiplicação com multiplicador até 9 e divisão com divisor até 9;
- multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000.
·        Medidas de comprimento, massa e capacidade: relações entre as unidades usuais.
·        Sistema monetário brasileiro: resolução de situações que envolvam prestação, lucro e prejuízo.
·        Figuras geométricas: semelhanças e diferenças entre corpos redondos e entre poliedros.
·        Gráficos e tabelas: interpretação e construção.

Estudos Sociais:
·        Noção de século.
·        Direções cardeais e colaterais.
·        Leitura de plantas e mapas.
·        Relações temporais (anterioridade, posterioridade, simultaneidade e duração).
·        Noção de vizinhança e inserção espacial.
·        Aspectos do cotidiano da cidade do Rio de Janeiro em diferentes épocas.

Ciências:
·        Alimentação: grupos alimentares, funções dos alimentos, alimentação saudável.
·        Funções de nutrição:
- digestão (trajeto do alimento no corpo, identificação e função dos órgãos);
-respiração (composição do ar, trajeto do ar no corpo, identificação e função dos órgãos);
·        Causas e consequências da ação humana no ambiente.

·        Poluição e saúde individual/ambiental.