PONTOS NODAIS PARA
A CONSTRUÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO
4º ANO – 3ºTRIMESTRE (PIs e Provas finais)
Língua Portuguesa:
·
Tipos de textos:
notícias, relatórios, literários (contos de aventura).
·
Localização de
informações (parágrafo e período).
·
Estabelecimento
de relações próximas num texto.
·
Percepção de
inferências no texto.
·
Relação entre
palavras e texto (vocabulário).
·
Depreensão de
significado das palavras desconhecidas do texto a partir da leitura.
·
Pontuação e
marcas de segmentação: ponto final, interrogação, exclamação, dois pontos,
vírgula (datação, lista), reticências.
·
Parágrafos
(convencionais) e diálogo.
·
Ortografia:
formação de palavras, sons do “x”, regra do “m e n” (consolidação), regras de
acentuação gráfica (oxítonos, proparoxítonos).
·
Uso adequado de
tempos verbais (presente, pretérito perfeito, futuro do presente – simples e
composto).
·
Concordância
nominal.
·
Concordância
verbal.
·
Uso de marcadores
temporais.
·
Uso de relações
lógicas.
·
Substituição por
sinônimos e outros.
·
Produção de
textos instrumentais, contos, cartas, bilhetes.
Matemática:
·
Sistema de
numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais
até centena de milhar.
·
Operações com
números naturais:
- resolução de situações-problema envolvendo uma ou mais das seguintes operações: adição, subtração,
multiplicação e divisão;
- algoritmos da adição,
subtração, multiplicação com multiplicador até 9 e divisão com divisor até 9;
- multiplicação
e divisão por 10, 100 e 1000.
·
Medidas de
comprimento, massa e capacidade: relações entre as unidades usuais.
·
Sistema monetário
brasileiro: resolução de situações que envolvam prestação, lucro e prejuízo.
·
Figuras
geométricas: semelhanças e diferenças entre corpos redondos e entre poliedros.
·
Gráficos e
tabelas: interpretação e construção.
Estudos Sociais:
·
Noção de século.
·
Direções cardeais
e colaterais.
·
Leitura de
plantas e mapas.
·
Relações
temporais (anterioridade, posterioridade, simultaneidade e duração).
·
Noção de vizinhança
e inserção espacial.
·
Aspectos do
cotidiano da cidade do Rio de Janeiro em diferentes épocas.
Ciências:
·
Alimentação:
grupos alimentares, funções dos alimentos, alimentação saudável.
·
Funções de
nutrição:
-
digestão (trajeto do alimento no corpo, identificação e função dos órgãos);
-respiração (composição do ar,
trajeto do ar no corpo, identificação e função dos órgãos);
·
Causas e
consequências da ação humana no ambiente.
·
Poluição e saúde
individual/ambiental.