quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Pontos nodais - 5º ano

PONTOS NODAIS PARA A CONSTRUÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 5º ANO – 3º TRIMESTRE (PIs e Provas finais)

Língua Portuguesa:
·        Tipos de textos: crônicas, gêneros com predomínio de sequências argumentativas, verbetes e resumos.
·        Localização de informações (parágrafo e período).
·        Estabelecimento de relações globais num texto.
·        Percepção de inferências.
·        Diferenciação entre fato e opinião.
·        Pontuação e marcas de segmentação: ponto final, interrogação, exclamação, dois pontos, vírgula (datação, lista, orações intercaladas), reticências, aspas.
·        Parágrafos (convencionais) e diálogo e parágrafos com segmentação de tópicos.
·        Ortografia: formação de palavras, “h” (inicial), regras de acentuação (paroxítonos).
·        Uso adequado de tempos verbais (presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, futuro do presente –simples e composto).
·        Concordância nominal e concordância verbal.
·        Uso de relações lógicas.
·        Uso de marcadores temporais.
·        Substituição por pronomes.
·        Produção de textos instrumentais, contos, cartas, bilhetes, textos de opinião, argumentativos e resumos.

Matemática:
·        Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, ordenação, composição, decomposição e sequências de números de qualquer grandeza.
·        Operações com números naturais:
- resolução de situações-problema envolvendo uma ou mais das seguintes operações: adição, subtração, multiplicação e divisão;
- algoritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão.
·        Números racionais:
- leitura, escrita, comparação e ordenação na forma decimal e fracionária;
- adição e subtração de números racionais na forma decimal e fracionária.
-  multiplicação e divisão de números decimais por potências de 10;
-  cálculos simples de porcentagem.
·        Unidades de medidas:
- conversões usuais de medidas com base decimal;
- perímetro e área de figuras.
·        Polígonos: semelhanças e diferenças entre polígonos, observando o nº de lados e suas medidas.
·        Gráficos e tabelas: interpretação e construção.

Estudos Sociais:
·        Início e fim de século.
·        Relações temporais (anterioridade, posterioridade, simultaneidade e duração).
·        Fontes históricas.
·        Noção de vizinhança e inserção espacial.
·        Direções cardeais e colaterais.
·        Localização utilizando meridianos e paralelos.
·        Leitura de plantas e diversos mapas.
·        Aspectos do cotidiano, da política e da economia do estado do Rio de Janeiro em diferentes épocas, correlacionando o estado com o restante do Brasil.
·        Períodos históricos: Colônia, Império e República.

Ciências:
·        Sistema locomotor: identificação e função dos órgãos.
·        Sistema nervoso: identificação e função dos órgãos, coordenação do corpo.
·        Reprodução: identificação e função dos órgãos, mudanças na adolescência, reprodução como perpetuação da espécie, aspectos culturais.
·        Fotossíntese: produção de alimento, produção de oxigênio e utilização do gás carbônico

·        Saúde individual e ambiental.