PONTOS NODAIS PARA A
CONSTRUÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO
5º ANO – 3º TRIMESTRE (PIs e Provas finais)
Língua Portuguesa:
·
Tipos de textos:
crônicas, gêneros com predomínio de sequências argumentativas, verbetes e
resumos.
·
Localização de
informações (parágrafo e período).
·
Estabelecimento
de relações globais num texto.
·
Percepção de
inferências.
·
Diferenciação
entre fato e opinião.
·
Pontuação e
marcas de segmentação: ponto final, interrogação, exclamação, dois pontos,
vírgula (datação, lista, orações intercaladas), reticências, aspas.
·
Parágrafos
(convencionais) e diálogo e parágrafos com segmentação de tópicos.
·
Ortografia:
formação de palavras, “h” (inicial), regras de acentuação (paroxítonos).
·
Uso adequado de
tempos verbais (presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, futuro do
presente –simples e composto).
·
Concordância
nominal e concordância verbal.
·
Uso de relações
lógicas.
·
Uso de marcadores
temporais.
·
Substituição por
pronomes.
·
Produção de
textos instrumentais, contos, cartas, bilhetes, textos de opinião,
argumentativos e resumos.
Matemática:
·
Sistema de
numeração decimal: leitura, escrita, ordenação, composição, decomposição e
sequências de números de qualquer grandeza.
·
Operações com
números naturais:
- resolução de
situações-problema envolvendo uma ou mais das seguintes operações: adição,
subtração, multiplicação e divisão;
-
algoritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão.
·
Números
racionais:
- leitura, escrita,
comparação e ordenação na forma decimal e fracionária;
- adição e subtração de
números racionais na forma decimal e fracionária.
- multiplicação e divisão de números decimais
por potências de 10;
- cálculos simples de porcentagem.
·
Unidades de
medidas:
- conversões usuais de
medidas com base decimal;
-
perímetro e área de figuras.
·
Polígonos:
semelhanças e diferenças entre polígonos, observando o nº de lados e suas
medidas.
·
Gráficos e
tabelas: interpretação e construção.
Estudos Sociais:
·
Início e fim de
século.
·
Relações
temporais (anterioridade, posterioridade, simultaneidade e duração).
·
Fontes
históricas.
·
Noção de
vizinhança e inserção espacial.
·
Direções cardeais
e colaterais.
·
Localização
utilizando meridianos e paralelos.
·
Leitura de plantas
e diversos mapas.
·
Aspectos do
cotidiano, da política e da economia do estado do Rio de Janeiro em diferentes
épocas, correlacionando o estado com o restante do Brasil.
·
Períodos
históricos: Colônia, Império e República.
Ciências:
·
Sistema locomotor:
identificação e função dos órgãos.
·
Sistema nervoso:
identificação e função dos órgãos, coordenação do corpo.
·
Reprodução:
identificação e função dos órgãos, mudanças na adolescência, reprodução como
perpetuação da espécie, aspectos culturais.
·
Fotossíntese:
produção de alimento, produção de oxigênio e utilização do gás carbônico
·
Saúde individual
e ambiental.